Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Shows e inaugurações marcaram aniversário de Alegrete

Uma extensa programação marcou os 26 anos de emancipação politica da cidade

01/05/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
51ecf16666ebddc6458dcfaaf494.jpg (Foto: Cidades na Net)
51ecf16666ebddc6458dcfaaf494.jpg (Foto: Cidades na Net)

Emancipada em 29 de abril de 1992, o município de Alegrete do Piauí, festejou durante três dias o seu aniversário de 26 anos de emancipação política.

Uma extensa programação movimentou a cidade durante o período, reunindo autoridades estaduais e locais e uma grande presença de público formado por moradores de Alegrete e visitantes de vários municípios da região, até de outros estados.

A sexta-feira, 27, último dia de comemorações do 26º aniversário, foi marcada pela presença de uma multidão de pessoas que lotou o calçadão central para assistir aos shows de forró, axê e vivenciar o misto de cultura, solidariedade, alegria e comemoração da festa.

Promovidos pela Prefeitura Municipal, os shows encerraram oficialmente o último dia. Diversas atrações se apresentaram no palco cultural montados para as festividades, dentre estes, o ex – mala 100 alça, Lamark e Banda e mais duas atrações bastantes reconhecidas no forró e no axé nacional, a primeira foi a banda Chicabana, seguido de Zé Cantor e a banda Solteirões do Forró, que cantaram para milhares de pessoas.

Antes de iniciar os shows, foi exibido um documentário que mostra os avanços da gestão “Alegrete Continua para Todos”, que tem a frente o prefeito Márcio Willian Maia Alencar.

Confira álbum!

O evento contou com toda estrutura de segurança pública, socorristas, ambulância a bordo na festa e também foram arrecadados um KG de alimento na entrada do evento que serão revertidos em cestas básicas e doados para as famílias no dia das mães.

Presenças

Sempre presente em todos os eventos, o prefeito Márcio Alencar falou do sentimento da realização do grandioso evento.

“Quero dizer a todos muito obrigado. Desde os moradores de Alegrete, aos visitantes e sobretudo a equipe de colaboradores que propiciaram a organização deste momento que nos dá alegria de celebrar. Alegrete vive um tempo de progresso, desenvolvimento e mereceu toda festividade”, disse o gestor.

Além do prefeito, prestigiaram os eventos comemorativos, o deputado estadual Fernando Monteiro, a primeira dama Andrea Sousa, os secretários municipais: Rayara Carvalho (Saúde), Iago Sousa (Cultura), Jean Oliveira (Finanças), Joaquim Leal (ex-prefeito e secretário de Meio Ambiente), Sara (Comunicação), Valdenia Silva (Educação); Também estiveram presentes os vereadores alegretenses: Constâncio Ramos, Claudio do Milton, Lucemberg Alencar, Firmino do Pedro, Bel Ramos, Erasmo Araújo e Luís Carlos.

Ainda estiveram presentes, as autoridades políticas de outros municípios, como o prefeito de Santo Antônio de Lisboa, Wellington Carlos, o vice-prefeito de São Julião, Sodson Rocha, o vereador professor Neto, dentre outros.

Inaugurações

O prefeito Márcio Alencar (PT), sua gestão e uma boa parte da população alegretense, receberam os deputados Fernando Monteiro (PRTB) e Rejane Dias (PT) no CEASA.

Uma parte da programação festiva do 26° aniversário da cidade foi custeada pelos deputados por meio de emendas parlamentares. Na ocasião a primeira dama do estado do Piauí e o deputado federal Fernando Monteiro, participaram de uma solenidade para entregar mais uma obra realizada no município e anunciar a construção de outras.

Na ocasião o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar agradeceu a presença dos deputados na cidade e toda a contribuição que eles já deram para o desenvolvimento do município. “Vocês já fizeram muito pela gente, e temos que ser gratos e justos com vocês, estamos recebendo a ordem de serviço para começar o nosso estádio, fico muito agradecido pela força. Vamos m0ostrar que Alegrete é uma cidade diferente e organizada, onde todos tem orgulho de morar”, expressou o prefeito.

Inicialmente os deputados prestaram conta das ações que já mandaram para Alegrete, e depois realizaram a inauguração do sistema de abastecimento de água da zona urbana da cidade, com captação de água no açude Alegrete Velho.

O açude contará com uma estação de tratamento de água, tipo dupla filtração, PRFV, vazão 7.0 L/s, incluindo base dos equipamentos, leitos de secagem, casa de química, sistema de drenagem e sistema de recirculação. A obra custou R$ 1.679.349,51 reais e os recursos para a construção foi custeado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Civil Estadual.

O deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) cumprimentou a toda a população presente e também as autoridades que estavam no momento. E destacou que as diversas obras que foram concluídas no município é fruto do esforço e trabalho do prefeito Márcio Alencar.

“Hoje Alegrete está cheio de obras e eu tenho um vínculo e afeto muito grande por este município. Lutamos para poder viabilizar essas bandas para fazer a festa aqui hoje. As obras para esse município não param, continuam a todo instante, construímos várias passagens molhadas, asfalto, mas ainda temos muito que se fazer em Alegrete, trouxe ainda a garantia de uma pavimentação de 5272 m² de calçamento e outras obras”, expôs o deputado.

Também na ocasião em conjunto, os dois deputados assinaram uma ordem de serviço da construção de um estádio de futebol para a cidade. A obra prevê um espaço completo no estádio, com estrutura de gramado, vestiário, iluminação, muro, arquibancadas dentre outras instalações. O local da construção será no Bairro Maravilha, onde hoje se encontra o campo ‘O Xerenhão’.

Além do estádio, Rejane Dias e Fernando Monteiro assinaram ordens de autorização para a construção de 5.000 metros de calçamento e a autorização do início das obras para construção de um canal de saneamento básico que corta o centro do município de Alegrete do Piauí.

A deputada federal Rejane Dias (PT), falou sobre a obra que foi entregue na cidade, a estação de tratamento de água, e sobre as diversas emendas parlamentares que proporcionou para o município, como também o melhoramento das escolas de Alegrete com infraestrutura e equipamentos e a construção do novo estádio.

“A cidade está muito bela, ajudamos com obras de abastecimento de água, com asfalto e agora viabilizamos a construção de um estádio de futebol, anunciamos agora essa ordem de serviço. Estamos vivendo momentos difíceis na economia do país mas eu juntamente com o governo estadual não medi esforços para trazer obras para essa cidade”, contou Rejane Dias.

 

Fonte: Cidades na Net

Facebook