Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Tribunal de Contas apura se prefeitos pagaram para receber premiações

A finalidade é descobrir se essas premiações foram pagas com recursos públicos

08/08/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-1e1a7fec61095da08ad.jpg (Foto: Reprodução Internet)
P40G-IMG-1e1a7fec61095da08ad.jpg (Foto: Reprodução Internet)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) está fazendo o levantamento dos prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, secretários e outros gestores públicos que receberam premiações e condecorações de entidades e instituições promotoras de eventos no país.

A finalidade é descobrir se essas premiações foram pagas com recursos públicos e gastos irregulares com viagens, diárias, hospedagem e outras despesas.

A investigação é realizada pela DFAM (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal) e Dgecor (Diretoria de Gestão Estratégica da Informação e Combate à Corrupção), e compreende o período de 2014 a 2018. O diretor da Dgecor, José Inaldo Oliveira, explicou que os gestores que comprovadamente tenham efetuado pagamentos irregulares com dinheiro público serão responsabilizados na forma da lei.

O foco da apuração do TCE-PI são as premiações e condecorações de prefeitos e outros gestores piauienses pela União Brasileira de Divulgação (UBD), de Recife (PE), e pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, que foram objeto de reportagem exibida pelo Fantástico, da Globo, no último domingo (5). A UBD, por exemplo, foi mostrada condecorando um jumento no evento “Os 100 Melhores Prefeitos do Brasil”.

Prefeitos se sentem lesados por empresa que premiou jumento
As Prefeituras de Picos e Campo Maior se manifestaram, nesta segunda-feira (06), sobre a reportagem do programa da TV Globo, ‘”Fantástico”, que tratou sobre o prêmio União Brasileira de Divulgação (UBD) concedido a gestores de todo o Brasil. Segundo a reportagem, os gestores teriam pago para receber a tal a premiação da empresa. No caso, eles desembolsariam mais de mil reais pela “honraria”, além dos custos com a viagem para recebê-la. E tudo isso utilizando recursos públicos.

Por nota, a Prefeitura de Campo Maior disse que “não teve conhecimento ou qualquer participação em suposta compra de diploma com recurso público”.

Já o município de Picos , afirmou que “a gestão se sente lesada pelo instituto por ter correspondido e confiado nos critérios utilizados para avaliação”.

Secretário Kléber Montezuma também recebu o prêmio
O secretário de Educação Kleber Montezuma também foi homenageados. No site da prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma aparece na notícia de que foi eleito entre os 20 melhores secretários de Educação do país, pela mesma UBD, em 2016.

FONTE: Portal AZ

Facebook