Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Política

Piauí já conta com 133 candidaturas registradas na Justiça Eleitoral

Quatro candidatos ao governo já se registraram

14/08/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-781efdd0c760e7bce05.jpg (Foto: Romildo de Jesus|Futura Press)
P40G-IMG-781efdd0c760e7bce05.jpg (Foto: Romildo de Jesus|Futura Press)

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até a última segunda-feira, 13 de agosto, 133 registros de candidatura de políticos piauienses, sendo que a maioria é para a disputa na Assembleia Legislativa. O Democrata Cristão, PSOL e Solidariedade são os partidos que mais encaminharam pedidos até o momento.

No que se refere a escolaridade, 51,13% dos candidatos que solicitaram o registro possuem ensino superior completo, quanto a ocupação a maior predominância é de comerciantes, advogados e deputados. O indicativo que deve ocorrer até o dia 15 confirma os nomes que foram definidos em convenção; com a homologação das convenções realizadas, é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos. No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Cabe indicar que 15 de agosto também é o último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário ou em que haja sentença judicial favorável ao interessado.

Quatro candidatos a governador já se registraram

Quanto ao registro de candidaturas ao posto de governador, quatro nomes já efetuaram o procedimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são eles: Romualdo Sena (Democrata Cristão), Dr. Pessoa (Solidariedade), Luciano Nunes (PSDB) e professora Sueli (PSOL). Já no Senado oito nomes foram inscritos na plataforma da Justiça Eleitoral.

Além do fim do período para o registro de candidaturas, 15 de agosto é a data-limite para que os partidos providenciem a abertura de conta bancária específica destinada à movimentação de recursos públicos e privados para a campanha eleitoral, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil.

Meio norte

Facebook