Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Política

Candidatos ao Governo do Piauí nas eleições de 2018: saiba quem são

Os nomes têm que ser registrados até o dia 15, segundo calendário do TRE

14/08/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-d2c39158aeae3323d50.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-d2c39158aeae3323d50.jpg (Foto: Reprodução)

Veja nomes definidos em convenção de candidatos ao governo do Piauí nas eleições de 2018, em ordem alfabética:

Dr. Pessoa (Solidariedade)

Dr. Pessoa, candidato do Solidariedade ao governo do estado do Piauí  (Foto: Reprodução/TV Clube)

O Solidariedade anunciou oficialmente a candidatura de Dr. Pessoa ao cargo de governador do estado do Piauí. A convenção foi realizada em 04 de agosto, em um espaço de eventos na Zona Leste de Teresina. A candidata a vice é Vanessa Tapety, do Partido Trabalhista Cristão (PTC).

Dr. Pessoa é médico e professor de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já ocupou a diretoria do Hospital do Satélite e do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas. Foi eleito vereador de Teresina e no meio do mandato, foi eleito deputado estadual, assumindo o cargo em 2015.

Elmano Férrer (Podemos)

Elmano Férrer, candidato do Podemos ao governo do estado do Piauí  (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)

O partido Podemos oficializou a candidatura de Elmano Férrer para concorrer ao governo do estado do Piauí. A decisão ocorreu em convenção realizada pelo partido em Teresina no dia 2 de agosto.

Ele foi eleito senador pelo PTB em 2015. Já foi vice-prefeito de Teresina em 2004, reeleito no ano de 2008 e assumiu o cargo de chefe do poder executivo municipal no dia 31 de março de 2010, quando Sílvio Mendes (PSDB) renunciou para disputar ao governo do estado. Elmano também foi secretário estadual de planejamento (1991-1995), técnico da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turístico do Piauí (2005-2006).

Fábio Sérvio (PSL)

Fábio Sérvio, candidato do PSL ao governo do estado do Piauí (Foto: Lucas Barbosa/G1)

O Partido Social Liberal (PSL) anunciou no sábado (4), na Câmara Municipal de Teresina, a candidatura de Fábio Sérvio ao cargo de governador do estado do Piauí. O candidato a vice na chapa é Carlos Pinho, do Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

Fábio Sérvio é piauiense, empresário e jornalista e candidato pela primeira vez ao governo do estado do Piauí.

Lourdes Melo (PCO)

Lourdes Melo (PCO) fala sobre suas propostas de campanha (Foto: G1 Piauí)

O Partido da Causa Operária (PCO) anunciou oficialmente a candidatura da professora Lourdes Melo em convenção realizada no dia 5 de agosto na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECT-PI). O candidato a vice na chapa é Cloves José dos Santos (PCO).

Lourdes Melo é maranhense, professora da rede estadual do Piauí e tem histórico de lutas junto à classe trabalhadora, na defesa da reforma agrária e garantia dos direitos das mulheres.

Luciane Santos (PSTU)

Luciane Santos, candidata do PSTU ao governo do estado do Piauí  (Foto: Reprodução/TV Clube)
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou oficialmente a candidatura de Luciane Santos ao cargo de governador do estado do Piauí, durante convenção no sábado (4) na Assembleia Legislativa do Piauí. O candidato a vice na chapa é Tibério César, também do PSTU.

Luciane Santos é professora da rede municipal de educação e militante do Movimento Mulheres em Luta. Já foi candidata pelo partido na disputa à prefeitura de Teresina em 2016.

Luciano Nunes (PSDB)

Luciano Nunes, candidato do PSDB ao governo do estado do Piauí  (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) oficializou, em 05 de agosto, a candidatura de Luciano Nunes ao governo do Piauí. A convenção da sigla ocorreu em um espaço de eventos na Zona Sudeste de Teresina. A candidata a vice é Cassandra de Moraes Souza, do partido Democratas (DEM).

Luciano Nunes é advogado e aos 24 anos elegeu-se deputado estadual em 2002, sendo reeleito por mais três vezes. Ele foi presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), já ocupou os cargos de secretário municipal de administração e recursos humanos, secretário municipal de Governo e presidiu a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Romualdo Sena (DC)

Romualdo Sena, candidato do DC ao governo do estado do Piauí  (Foto: Lucas Marreiros/G1 PI)
O partido Democracia Cristã (DC) anunciou oficialmente o nome de Romualdo Sena para concorrer ao governo do estado do Piauí. A decisão foi oficializada durante convenção realizada no dia 20 de julho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, em Teresina. O advogado Márcio Santana é o vice.

Ele é professor de química, matemática, física e de direito em preparatório de concurso público. Há 10 anos está no partido.

Sueli Rodrigues (PSOL)

Sueli Rodrigues, candidata do PSOL ao governo do estado do Piauí (Foto: Lucas Barbosa/G1 PI)
O Partido Socialismo e Libertade (PSOL) lançou oficialmente a candidatura de Sueli Rodrigues em convenção realizada no dia 22 de julho, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (Sintect-PI), em Teresina. O Francisco José da Silva, o Chiquinho, também do PSOL, foi escolhido o vice.

Advogada e professora universitária de Direito foi militante e filiada ao PT até 2011, retornando à vida partidária em 2017, ano em que filiou-se ao PSOL.

Valter Alencar (PSC)

Valter Alencar, candidato do PSC ao governo do estado do Piauí (Foto: Andrê Nascimento/G1 PI)
O Partido Social Cristão (PSC) oficializou, nesta quinta-feira (2), a candidatura de Valter Alencar ao governo do estado do Piauí. O anúncio aconteceu durante convenção realizada na sede do partido, em Teresina. O empresário Raimundo Filho, de Floriano, foi anunciado como vice.

O advogado tem 49 anos e é atualmente presidente do partido no estado. Já ocupou o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, onde chegou a assumir a presidência da Casa. Ele também foi ouvidor geral da Justiça Eleitoral do Piauí e diretor da Escola Nacional de Advocacia.

Wellington Dias (PT)

Wellington Dias, candidato do PT ao governo do estado do Piauí (Foto: Reprodução/TV Clube)
O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, no dia 03 de agosto, a candidatura de Wellington Dias ao governo do estado do Piauí. A ex-senadora Regina Sousa foi anunciada como vice durante convenção realizada em Teresina.

O atual governador do Piauí é bancário de carreira, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Ele tenta reeleição pela quarta vez.

Registro no TSE

Quanto ao registro de candidaturas ao posto de governador, quatro nomes já efetuaram o procedimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são eles: Romualdo Sena (Democrata Cristão), Dr. Pessoa (Solidariedade), Luciano Nunes (PSDB) e professora Sueli (PSOL). 


Além do fim do período para o registro de candidaturas, 15 de agosto é a data-limite para que os partidos providenciem a abertura de conta bancária específica destinada à movimentação de recursos públicos e privados para a campanha eleitoral, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil.

 

Fonte: G1 PI

Fotos: G1, TV Clube e GP1

 

Facebook