Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

IDEB aponta crescimento da qualidade educacional em Francisco Macedo

A nota superou a meta estabelecida pelo índice

14/09/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-6af0cf07160d47bddc.jpeg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-6af0cf07160d47bddc.jpeg (Foto: Cidades na Net)

A cidade de Francisco Macedo no Piauí, administrada pelo prefeito Nonato Alencar, através do trabalho realizado em parceria com a secretaria municipal de Educação que tem a frente o secretário Virgílio Alencar, recebeu a nota de avaliação do ensino escolar a qual superou a meta estabelecida pelo IDEB 2017 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no ensino fundamental I correspondente as turmas do 5º ano.

O IDEB é um órgão integrado ao Ministério da Educação e tem como objetivo, avaliar a cada dois anos, a qualidade da educação nas escolas de todo o país. No tocante a qualidade do ensino escolar da cidade de Francisco Macedo, o órgão competente estabeleceu nota média para o ensino fundamental I do município, equivalente a 4,6. Através do trabalho e desempenho exercidos pela secretaria de Educação, a nota média estabelecida foi superada alcançando nota de 4,7.

Em relação aos avanços no índice de desenvolvimento educacional de Francisco Macedo, além da 4ª série que corresponde atualmente ao 5ºano, pode se destacar também crescimento no ensino fundamental II que compreende a 8ª série ou 9º ano. Mesmo não atingindo a nota média estabelecida pelo Ideb, o crescimento no ensino fundamental II foi avaliado de acordo com o comparativo feito com relação ao ano de 2015 que teve nota de 3,6. No entanto, o resultado da avaliação em 2017 superou e atingiu nota de 3,7.

De acordo com o secretário de educação, Virgílio Alencar, o crescimento na educação se deu mediante o suporte da secretaria e da coordenação pedagógica, com apoio e fornecimento de materiais necessários sob a orientação dos professores, cuja finalidade é contribuir para o desenvolvimento do aprendizado escolar e, a partir disso, apresentar um bom resultado.

“Mesmo não conseguindo atingir a meta estipulada nas turmas do nono ano, mas que de certa, forma houve crescimento e a partir de agora já estamos trabalhando , focando cada vez mais no processo de ensino e aprendizagem das  disciplina que são realmente favoráveis na realização e avaliação da Prova Brasil, para que assim possamos no próximo ano, cujo o mesmo terá nova avaliação, a gente se encontre cada vez mais fortalecidos” afirmou Virgílio Portela.

O secretário destacou ainda, que mesmo havendo crescimento, o trabalho será desenvolvido visando melhorias de modo geral para todas as turmas, inclusive as de quarto e quinto ano e para os alunos do oitavo e nono ano.

“A turma de quinto ano superou a meta estipulada e mesmo assim pretendemos apresentar um resultado superior a meta do ano de 2019. Mesmo com a turma de nono ano não atingindo a meta, mas havendo o crescimento, eu me sinto feliz com esse crescimento da turma de nono ano porque a gente sabe que estamos no caminho certo” acrescentou Virgílio Alencar.

“Quero aqui também parabenizar a diretora da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho, professora Maria Eliene Duarte Ribeiro Carvalho, por toda a dedicação e esforço em sua gestão na escola. Sabemos que os alunos do quinto ano que atingiram resultado que superaram a meta, vêm de um trabalho percorrido como alunos oriundos do ciclo de alfabetização, desde o primeiro ano até o terceiro e que estão inseridos dentro do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa” ressaltou.

O chefe da secretaria declarou sentimento de gratidão e afirmou que executará um trabalho de maneira cada vez mais sensata, buscando maior crescimento.

“Parabenizo aqui o diretor da Unidade Escolar Eleúza Maria de Alencar, o diretor José Elias, conhecido como Lindomar. Estou muito feliz com o resultado e possamos assim focar em pontos para melhorar mais e mais o ensino de Francisco Macedo. Que Deus nos abençoe e mostre sempre cada vez mais a força e a garra para continuar fazendo o desenvolvimento da educação do nosso município. Isso aqui também é um desejo do nosso prefeito Raimundo Nonato Alencar que sempre está de prontidão para favorecer qualquer que seja o suporte necessário para o desenvolvimento da nossa educação” declarou Virgílio Alencar.

 

Fonte: Cidades na Net

Facebook