Picos(PI), 24 de Abril de 2024

Matéria / Polícia

Picos: PRF apreendeu mais 100 toneladas de madeira ilegal em uma semana

60 toneladas foram apreendidas na madrugada desta sexta-feira

21/09/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-4db1f03ed3420ed958.jpeg (Foto: PRF)
P40G-IMG-4db1f03ed3420ed958.jpeg (Foto: PRF)

O crime de transportar madeira sem a devida documentação é recorrente na região de Picos e, em apenas uma semana a Polícia Rodoviária Federal (PRF)  já apreendeu mais de 100 toneladas de madeira ilegal no município.

Na madrugada desta sexta-feira, 21, agentes da PRF em procedimentos de abordagens ostensivas com objetivo de combate à criminalidade, abordaram um caminhão que realizava transporte de madeira serrada.

Foram-lhes apresentados por parte do condutor J.R.S.P, 43 anos, uma documentação falsificada. A guia Florestal emitida pela Secretaria de Meio Ambiente do Pará (SEMA/PA) foi falsificada para transportar 47 m3 de madeira de diversas espécies. A carga tinha como destino a cidade de João Dourado, Bahia.

O condutor foi detido e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Picos por transportar madeira sem a documentação exigível devida, de acordo com a lei de crimes ambientais 9.605/12 e por fazer uso de documento falso. O veículo e a carga estão à disposição do IBAMA.

No domingo uma outra carga ilegal de madeira também foi apreendida no município. A equipe de plantão abordou o veículo nas proximidades do posto da PRF local por volta das 12h45. O veículo transportava 38 m³ (metros cúbicos) de madeira do estado do Pará a Maceió.

De acordo com o inspetor Jorge Madeira, a documentação apresentada pelo motorista não era regular, pois no documento constava que a madeira seria de reflorestamento.  Além disso, a empresa para qual o motorista prestava serviços não possuía licença ambiental do IBAMA, e logo em seguida foi lavrado contra o condutor um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Facebook