Picos(PI), 24 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

III Festa do Vaqueiro é realizada em Francisco Santos

Centenas de vaqueiros participaram de caminhada, missa em ação de graças e confraternização

23/09/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-735b6b6e3a0f394984.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-735b6b6e3a0f394984.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Foi realizada na manhã deste domingo a III Festa do Vaqueiro de Francisco Santos. Centenas de vaqueiros participaram do evento teve como objetivo objetivo homenagear os vaqueiros do município e região, e ainda, manter viva a cultura nordestina da vaqueirama na cidade.

Logo cedo os vaqueiros se concentraram no portal da cidade e seguiram com a imagem de Nossa senhora Aparecida e as bandeiras do Brasil, do Piauí e de Francisco Santos até a Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria, onde participaram de uma missa em ação de graças presidida pelo padre Marcos Roberto Vieira. Confira álbum!

A festa continuou com uma confraternização realizada no posto Jenipapo, onde houve um almoço e festa com as atrações Forrozão Mão de Onça, Alvino Luz e Danilo dos Teclados.

O evento foi organizado pelos primos Eduardo Banzeiro e Nilson Banzeiro. E contou com diversos patrocinadores como a prefeitura municipal de Francisco Santos, dos ex-prefeitos Carleusa Santos e Edson Carvalho, além dos produtos Banzeiro, Rancho Patriota, Eroley Rodrigues, Adão Sousa, Emanoel Nogueira, Gráfica ImPrimo’s, MDJ Engenharia, Armazém do Povo, Thinthoca Produções, Carla Cristine e Glaucia Xavier.

Eduardo Banzeiro e sua noiva Lays Cavalcante

 “A festa do vaqueiro é tradicional em muitos outros municípios e há três anos começamos a realizá-la em Francisco Santos. Eu que tenho raízes vaqueiras, que vêm desde o meu bisavô. Dessa forma criamos uma comissão e realizamos a festa, que é feita para o povo, que junta cultura e religião, sem cunho político partidário, disse Eduardo Banzeiro.

Nilson Banzeiro e sua esposa Miriam

Nilson Banzeiro, agradeceu a todos os vaqueiros presentes e aos patrocinadores. “Tenho a felicidade em participar pela terceira vez dessa festa cada vez mais empolgado. Quero agradecer a cada um de todo o coração. Temos muito a agradecer a Deus”, disse o organizador Nilson Banzeiro.

Luís José, prefeito de Francisco Santos

Luís José, prefeito da cidade, participou da festa e ressaltou a importância da mesma para o município. “A população aprovou essa grande festa. Estamos mantendo a tradição que deve se perpetuar com muitos e muitos anos”.


O ex-prefeito Edson Carvalho, lembrou que a primeira edição da festa aconteceu ainda em sua gestão. “Essa festa representa o passado de Francisco Santos, aqui tivemos grandes vaqueiros e grandes histórias de vaquejada. Não vamos parar, primeiramente agradecemos a Deus e a todos os patrocinadores, principalmente a organização que está de parabéns”.

 “Eu valorizo demais a cultura do vaqueiro e sei que é de fundamental importância o resgate destes valores. Sempre apoiei o folclore e o vaqueiro não é se não o símbolo do nordestino. Dou meu apoio e me faço presente, pois devemos continuar com essa festa pois a mesma engrandece o homem da roça e o guerreiro vaqueiro”, disse a ex-prefeita do município, Carleusa Santos.

Facebook