Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Moradores bloqueiam a BR 020 em Monsenhor Hipólito

A mobilização aconteceu na altura do povoado Serra Azul

01/10/2018 - Jesika Mayara

Imprimir matéria
P40G-IMG-cf225072d10cda0fce.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-cf225072d10cda0fce.jpg (Foto: Cidades na Net)

Os frequentes acidentes com vítimas fatais e vítimas que tiveram graves ferimentos juntamente com a falta de sinalização viária, está entre as principais causas da manifestação que teve início na manhã deste sábado, 29, no povoado Serra Azul, município da cidade de Monsenhor Hipólito.

Por volta das 5h30m, uma grande concentração de pessoas, bloquearam a BR-020. A paralisação e o bloqueio do trânsito, na localidade, tem como principal objetivo reivindicar a implantação de sinalização viária como placas, redutor eletrônico de velocidade, faixas de pedestres, sonorizador e quebra-molas.

Diversas pessoas tiveram suas vidas ceifadas, vítimas de acidente automobilístico, na localidade Serra Azul que é cortada pela estrada e também em outros trechos da rodovia.

Durante o ato, manifestantes usaram cartazes e faixas simbolizando luto devido às fatalidades ocorridas no povoado e exigiram a presença do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Após contato, o  diretor do DNIT, escritório de Picos, Elvon Marton, explicou que vai averiguar o ofício e enviar um agente do órgão até a localidade para analisar quais procedimentos viáveis no que diz respeito a sinalização.

“Vocês deram um grande passo. Encaminharam o ofício para o DNIT avaliar. O caminho certo é esse e estamos à disposição no horário de atendimento que é de segunda a sexta-feira em horário comercial” destacou.

O povoado Serra Azul possui aproximadamente um mil e quinhentas pessoas. É uma localidade bastante movimentada, pois possui duas escolas, igrejas, três postos de combustível, um posto de saúde entre outras repartições e também o fluxo de veículos é intenso.

Apesar do bloqueio da estrada, apenas os veículos de emergências como caminhões carregados com cargas vivas, ambulâncias, viaturas do corpo de bombeiros entre outros veículos que necessitam de emergências foram liberados pelos manifestantes.

De acordo com o morador identificado como Edivan Antônio da Silva, somente no KM-374,1 , da BR-020, mais de dez pessoas morreram em acidentes. “Meu pai de 87 anos foi atravessar a pista quando um carro bateu e ele morreu. Só aqui nesse local, foram uns dez que morreram de acidentes e se a gente for contar em lugares aqui de perto dar muito mais”.

 

 

Fonte: Cidades na Net

Facebook