Picos(PI), 24 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Estudante de Monsenhor Hipólito é empossada Jovem Senadora

Lanielle Lorana de Sá Andrade estuda no CETI de Monsenhor Hipólito

21/11/2018 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-1bc75d9cefc6485b30.jpeg (Foto: Ascom Seduc)
P40G-IMG-1bc75d9cefc6485b30.jpeg (Foto: Ascom Seduc)

Representando o Piauí no Plenário do Senado Federal, a estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Alves Bezerra, de Monsenhor Hipólito, Lanielle Lorana de Sá Andrade, foi empossada como Jovem Senadora nesta terça-feira (20), junto com outros 26 estudantes brasileiros. O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; a senadora, Regina Sousa; a deputada Federal, Rejane  Dias, e o secretário da Educação do Piauí, Hélder Jacobina, prestigiaram a estudante durante a cerimônia. 

Após a posse, os estudantes elegeram a Mesa Jovem, formada pelo presidente, vice-presidente e secretário. Ainda nesta terça-feira, os estudantes assistirão a uma palestra sobre o portal e-Cidadania, instrumento de interatividade que tem o intuito de aproximar os cidadãos do processo legislativo. Também participarão da visitação institucional ao Congresso Nacional e conhecerão a exposição sobre os 30 anos da Constituição. Durante a semana, estão previstas ainda atividades de lazer como ida ao cinema e visitas a pontos turísticos de Brasília como a Catedral Metropolitana e o Palácio do Itamaraty.

O projeto é realizado anualmente, selecionando por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, com idade máxima de 19 anos, para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. O tema da redação foi "A Constituição Cidadã 30 anos depois".

Lanielle Andrade conquistou o primeiro lugar do concurso com a redação "Cidadão em ação, democracia em construção". "A sensação de estar aqui é indescritível. Sei que será uma semana muito cansativa, mas com certeza será muito produtiva e cheia de aprendizado. Quero aproveitar para dizer aos estudantes do meu estado que participem desse projeto porque vale a pena, é uma sensação maravilhosa", comemora a estudante. O CETI representa o Piauí pela sexta vez na fase nacional, tendo participado também nos anos de 2009, 2010, 2012, 2016 e 2017, tendo como melhor resultado, até então, a conquista do 3º lugar nacional em 2017.

O secretário da Educação, Hélder Jacobina, foi homenageado com um certificado pela primeira colocação do Estado no concurso Jovem Senador. "Hoje é um dia muito feliz para nossa educação do Piauí. Concorremos com 190 mil redações de mais de 19.700 escolas públicas, de todos os estados do Brasil e a nossa aluna Lanielle, está de parabéns, pelo resultado de seu esforço. Nos orgulha muito participar desse momento em sua vida, que orgulha não só sua família e sua escola, mas todos nós que fazemos a educação do Estado e isso só nos dá mais responsabilidade de alcançar resultados cada vez mais expressivos", comemora.

O projeto é voltado para a educação política dos jovens, como parte da política de responsabilidade social do Senado, e conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também apoiam a iniciativa as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

 

Ascom SEDUC

Facebook