Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Atividades de prevenção à saúde do homem marcam Novembro Azul em Sussuapara

A meta é sensibilizar para a prevenção de várias doenças, principalmente o câncer de próstata

22/11/2018 - João Paulo

Imprimir matéria
P40G-IMG-ed39ddec667c38c888.jpg Homens participam de atividades do Novembro Azul em Sussuapara (Foto: Ascom)
P40G-IMG-ed39ddec667c38c888.jpg Homens participam de atividades do Novembro Azul em Sussuapara (Foto: Ascom)

Por João Paulo Leal - Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu na manhã de hoje, dia 22, atividades de orientação sobre a prevenção da saúde do homem, dentro da programação do Novembro Azul. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Novo Paquetá, zona urbana do município, tendo como meta sensibilizar o público masculino para se prevenir de várias doenças, principalmente o câncer de próstata, como também o controle ideal de outras como diabetes e hipertensão arterial.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Naerton Moura, esteve presente no evento e destacou a importância das ações de prevenção de doenças. “O diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais eficaz, aumentando as chances de cura” – ressaltou. A enfermeira-chefe da UBS de Novo Paquetá, Valdenice Policarpo, destacou que é importante o usuário do sistema de saúde intensificar mais a presença, fortalecendo o vínculo com aquela unidade, para que sejam feitos os encaminhamentos necessários dentro da promoção à saúde.

Também estiveram presentes, durante as atividades do Novembro Azul, a médica Carla Vitorino, o vereador Antônio Ramiro e o secretário de Esportes, Chico Adão. Dentro da programação, também houve o sorteio de brindes entre os presentes.

DADOS
Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.

Facebook