Picos(PI), 23 de Abril de 2024

Matéria / Política

João Henrique Sousa é eleito presidente nacional do Sebrae

O ex-deputado federal irá presidir o Sebrae até o final de 2022

29/11/2018 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6f052c760a2626fba1.jpg (Foto: Wilson Filho)
P40G-IMG-6f052c760a2626fba1.jpg (Foto: Wilson Filho)

O ex-ministro João Henrique Sousa foi eleito na manhã desta quinta-feira (29) o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É o primeiro piauiense a ser escolhido para o mais alto posto da entidade.

João Henrique vai substituir o atual presidente Guilherme Afif Domingos. O mandato é de quatro anos. O Sebrae  é uma das mais importantes entidades privadas do País que promove competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Este ano a instituição completou 46 anos de existência. 

Neste momento acontece reunião com o Conselho composto de 15 entidades representativas.

 João Henrique confirmou a vitória e estava em reunião com o Conselho do Sebrae em Brasília.  Mais tarde dará entrevista para a imprensa.

Perfil

Piauiense, advogado, formado pela Universidade Católica de Pernambuco.  Atuou politicamente em várias frentes no governo do estado do Piauí, exercendo cargos de Secretário do Governo, Secretário da Cultura, Secretário da Educação, Secretário da Administração Estadual e na prefeitura de Teresina exerceu a função de Secretário de Governo.

Como deputado federal, eleito pelo Estado do Piauí, foi autor de vários projetos de Lei, cumprindo, de 1991 a 2003, três mandatos. Em 2001, quando Michel Temer assumiu a presidência do PMDB, João Henrique ocupou o cargo de Secretário Geral do partido, exercendo a função até 2004.

No governo Fernando Henrique Cardoso ocupou a pasta dos Transportes e no governo de Luiz Inácio Lula da Silva ficou à frente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A bagagem adquirida como ministro dos Transportes e presidente dos Correios o levou a desenvolver trabalho como Secretário Executivo da Fundação Ulysses Guimarães em Brasília e como presidente da instituição em seu Estado, funções que desempenha compatibilizando com a vice-presidência do PMDB no Piauí e como membro titular da Executiva Nacional do partido. Atualmente é presidente do SESI (Serviço Social da Indústria). 

 

 

Cidade Verde

Facebook