Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Geral

Centro Integrado vai combater crime organizado no Nordeste

Para implantação do Centro serão investidos R$ 15 milhões

08/12/2018 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7afa30c13c4c066de9.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-7afa30c13c4c066de9.jpg (Foto: Reprodução)

O Piauí, assim como os demais estados do Nordeste, vai integrar o Centro Regional de Inteligência de Segurança Pública, inaugurado nesta sexta-feira (7), em Fortaleza, no Ceará. A unidade de Inteligência é composta por agentes das policiais civis e militares dos nove estados, órgãos federais e outras instituições especializadas no combate às organizações criminosas, como o Ministério Público e o Poder Judiciário.

A solenidade de inauguração contou com a presença do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann; dos governadores do Maranhão e do Piauí, Flávio Dino e Wellington Dias; do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho, além de secretários de segurança dos estados do Nordeste e outras autoridades.

"Aqui você terá representante de todos os estados permanentemente aqui dentro, trocando informação e ligados com o Centro Nacional de Inteligência e Controle em Brasília 24 horas. Teremos representantes de órgãos de segurança de todos os estados. Eles vão receber informações de 38 bancos de dados, nacional e internacional. Daí, vão devolver essas informações", disse o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Além do Centro, o ministro destacou equipamentos modernos que estarão disponíveis aos estados. "Nós vamos ter também equipamentos para se trabalhar com fonte aberta e fechada e interceptações. É uma conquista do Nordeste. A região hoje se une em torno da segurança e fazer frente à criminalidade.  Sem inteligência integrada não tem jogo para enfrentar o crime", declarou.

Para implantação do Centro serão investidos R$ 15 milhões para equipamentos, banco de dados, tecnologia, pessoal e acompanhamento dessas ações. Segundo o governador, a partir desse centro, as ações contra o crime passam a ser mais consistentes.

"O Piauí é parte. Pessoas da nossa inteligência vão fazer parte. A integração tem a presença do Ministro da Justiça através da PF, PRF, presença das Forças  Armadas, Polícia Civil e estadual de cada Estados com suas inteligências. Vamos poder lidar com o crime organizado. Quadrilhas como o PCC, comando vermelho, que estão presentes em todo o país.  O Brasil vai centrar o combate em um Centro e ter um mapa da criminalidade e vamos ter ações mais consistentes", disse.

O Governo do Ceará se responsabiliza pela estrutura do equipamento, enquanto que o Ministério da Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Segurança Pública, paga o custeio de pessoal e soluções de tecnologia. Serão dezenas de bases de dados – em constante atualização e aprimoramento – à disposição dos profissionais para a realização de investigações que desencadearão as operações policiais. 

O CIISPR Nordeste é resultado de demanda encaminhada pelo Governo do Ceará, durante reunião dos governadores dos estados nordestinos ocorrida em março deste ano, em Teresina.

FONTE: Cidade Verde

Facebook