Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Sussuapara alerta para os cuidados com a água

O início do período chuvoso pode desencadear o surgimento de várias doenças e cuidados básicos podem evitar a contaminação

24/01/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-f7319bb038e9839eb0.jpg O consumo de água contaminada pode ocasionar várias doenças (Foto: Foto: Ilustração)
P40G-IMG-f7319bb038e9839eb0.jpg O consumo de água contaminada pode ocasionar várias doenças (Foto: Foto: Ilustração)

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), alerta a população para os cuidados essenciais com a água, principalmente a utilizada para o consumo humano. Com a chegada das primeiras precipitações do período chuvoso, embora ainda não muito rigorosas, torna-se fundamental o cuidado no sentido de evitar a proliferação de doenças.

Segundo informa o setor de Vigilância Epidemiológica da pasta, a população fica mais vulnerável à doenças como cólera, dengue, leptospirose, hepatites agudas (A e E), doenças diarréicas, tétano e doenças de transmissão respiratória. Há ainda o risco de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como cobras, aranhas ou escorpiões.

A população deve estar alerta para as hepatites A e E. Essas doenças apresentam período de incubação médio de 30 dias. Já o período de incubação das doenças transmissíveis por conta da ingestão de água ou alimentos contaminados – como a cólera e demais doenças diarréicas agudas – é mais curto, variando de algumas horas a até cinco dias.

A Secretaria de Saúde de Sussuapara está em alerta para todos os sinais e sintomas relacionados aos agravos que podem ser provocados pelas chuvas. “A Secretaria vem alertando a população e os profissionais da saúde sobre as doenças que são inerentes a esse período de chuva. É importante que a população se proteja, consumindo sempre água filtrada ou fervida”, ressalta o secretário de Saúde, Naerton Moura.

A secretaria também alerta que o período chuvoso é uma ameaça ao controle da dengue. Depois desse período a água fica armazenada em diversos locais e é aquecida pelo sol. Esses reservatórios podem então se transformar em criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Por isso, a preocupação constante para que a população evite armazenar entulho e pequenos depósitos de água em suas residências ou em terrenos baldios.

Facebook