Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Sussuapara promove semana de prevenção à gravidez na adolescência

O evento objetiva disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas sobre o tema

15/02/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4e6a9cf6054f2c59e3.jpg Semana de prevenção à gravidez na adolescência em Sussuapara (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-4e6a9cf6054f2c59e3.jpg Semana de prevenção à gravidez na adolescência em Sussuapara (Foto: Divulgação)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Em cumprimento à Lei nº 13.798, sancionada já este ano pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu desde a última segunda-feira, dia 11, até o dia de hoje, dia 15, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O objetivo é prevenir e reduzir incidência de casos de gravidez na adolescência, por meio de conscientização, distribuição de preservativos ou contraceptivos.

A abertura do evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Tamboril e contou com a presença do prefeito Edvardo Antônio da Rocha, do vice-prefeito e secretário de Saúde, Naerton Silva Moura e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jesuíta Araújo Rocha.

A referida lei incluiu a Semana Prevenção da Gravidez na Adolescência no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), justamente para disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas sobre o tema. A desinformação e a falta de orientação sexual na família e na escola são questões que influenciam e trazem risco aos adolescentes que vão além da gravidez não planejada.

Entre os problemas gerados estão a evasão escolar, a rejeição familiar, a não realização do pré-natal (o que traz uma série de riscos para a saúde da mãe e do bebê), o aborto em condições inseguras, o aborto espontâneo, a mortalidade materna e o nascimento prematuro.

O secretário Naerton Moura destaca ser imprescindível a articulação de parcerias intersetoriais com o desenvolvimento de ações educativas em promoção de saúde, saúde sexual e reprodutiva, facilitando o acesso de adolescentes às unidades de saúde. “Quando se trabalha a conscientização pela prevenção da gestação, se instrumentaliza a proteção da Vida” – comentou.

Facebook