Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Sussuaparenses discutem consolidação do SUS durante conferência

Além das discussões, o evento elegeu os delegados que representarão Sussuapara na 8ª Conferência Estadual de Saúde

05/04/2019 - João Paulo

Imprimir matéria
P40G-IMG-25eeab909e6e3cee8c.jpg Participantes da V Conferência de Saúde de Sussuapara (Foto: João Paulo)
P40G-IMG-25eeab909e6e3cee8c.jpg Participantes da V Conferência de Saúde de Sussuapara (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara, em parceria com o Conselho Municipal, realizaram na manhã de ontem, dia 04, no plenário da Câmara Municipal, a 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que teve como tema: “Democracia e Saúde – Acesso e Consolidação do SUS Eficiente”, discutiu propostas de melhorias das políticas para o setor.

Além da participação dos usuários do Sistema Único de Saúde, trabalhadores da saúde, o evento também contou com a presença dos gestores locais, como o prefeito de Sussuapara, Edvardo Antônio da Rocha, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Naerton Silva Moura, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jesuíta Araújo, a secretária de Educação, Elisete Rocha, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samara Silva, o presidente da Câmara, Francisco das Chagas Moura, os vereadores Antônio Ramiro, Ceará e Baldoíno, dentre outros.

Após as leituras do Decreto 04/2019, que prevê a realização da conferência e do Regimento Interno da mesma, foi ministrada a palestra: “Análise da Saúde em Sussuapara: desafios para melhoria do acesso e consolidação do SUS eficiente”, pelo enfermeiro Adriano Moura Nascimento e em seguida, com o tema “Democracia e Saúde”, houve a segunda palestra, esta ministrada por Júlio Araújo, que é presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos. Os participantes ainda sugeriram propostas de melhorias que foram debatidas, votadas e algumas aprovadas para serem encaminhas para discussão na conferência estadual.

De acordo com o secretário Naerton Moura, a Conferência é o espaço ideal para que haja o bom diálogo, onde a população possa avaliar, discutir e analisar os resultados das ações e serviços prestados pela rede de saúde. Além das discussões, o evento elegeu os delegados que representarão Sussuapara na 8ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorre de 05 a 07 de junho, em Teresina.

Facebook