Picos(PI), 18 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

CMDCA discute o processo de escolha de conselheiros tutelares de Sussuapara

A eleição para o quatriênio 2020/2024 vai acontecer no dia 06 de outubro. Inscrições estão abertas

08/04/2019 - João Paulo

Imprimir matéria
P40G-IMG-ef753d89bcaad623c4.jpg Reunião debate o processo unificado de escolha de conselheiros tutelares (Foto: Foto: João Paulo)
P40G-IMG-ef753d89bcaad623c4.jpg Reunião debate o processo unificado de escolha de conselheiros tutelares (Foto: Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Em outubro deste ano será realizado, em todo o território nacional, o processo unificado de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar dos municípios para o quatriênio 2020/2024. Em Sussuapara as inscrições foram abertas hoje, dia 08, e seguem até o dia 03 de maio.

Para esclarecer melhor as questões relacionadas ao processo unificado, que será realizado pela segunda vez no país, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu na manhã de hoje, na sede do CRAS, uma reunião com a participação de representantes das esferas de governo, como também a presença de alguns interessados em se candidatar no processo eleitoral.

Os esclarecimentos foram feitos pelas assistentes sociais Laíse Campos e Grabriela Leal, do CMDCA de Sussuapara. Na oportunidade elas informaram que todo o processo é norteado por edital publicado na última sexta-feira (05) no Diário Oficial dos Municípios. No documento constam todas as regras e requisitos de participação no processo unificado, a se realizar no dia 06 de outubro, bem como a investidura nos cargos de conselheiro tutelar, que deve ocorrer no dia 10 de janeiro de 2020.

Para participar do processo eleitoral, o interessado deve ser maior de 21 anos de idade, na data da inscrição de candidatura; ter reconhecida idoneidade moral; residir no município e apresentar no momento da inscrição diploma, certificado ou declaração de escolaridade de nível médio ou equivalente, no mínimo, na data da inscrição de candidatura. Outra exigência referente a candidatura para o cargo, é não ter sido penalizado com a destituição de cargo de Conselheiro Tutelar local, entre outras.

As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria de Assistência Social, que fica na sede da Prefeitura de Sussuapara, no horário de 8h da manhã às 13h. Uma Comissão será formada para acompanhar o processo e analisar os pedidos de inscrição, que também terá a fiscalização do Ministério Público.

Facebook