Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Saúde de Picos alerta a população para a importância de se vacinar contra a gripe

A ação acontece de 10 abril a 31 de maio

12/04/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-9aaee74e38683925a6.jpg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-9aaee74e38683925a6.jpg (Foto: Ascom)

A Secretaria de Saúde  de Picos pede o apoio da  população para que vá ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência para se vacinar contra gripe.  Neste ano, a ação vai ocorrer simultaneamente em todo o País entre os dias 10 de abril e 31 de maio.

A  enfermeira da sala de vacinação do  Pronto Atendimento Infantil Municipal- Paim, Andressa Santana fala da importância da vacinação contra a gripe. “A vacina é muito importante porque ela vai lhe prevenir dos piores tipos de vírus da gripe. Todo ano o ministério da saúde seleciona os principais tipos de vírus que infecta a população, então a vacina desse ano vai imunizar três tipos de gripe. Queria fazer um apelo para as pessoas virem se vacinar”, disse a enfermeira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e evitar a formação de grandes filas, o Ministério da Saúde (MS) estruturou um cronograma de vacinação com a definição de períodos para cada grupo prioritário. O “Dia D” da campanha, no qual podem ser vacinados os componentes de todos os grupos, será no dia 4 de maio em todo o País.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 6 messes  a  6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

 A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Cronograma de Vacinação

10/04/19 à 12/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos( 5 anos, 11meses e 29 dias), gestantes e puérperas.

15/04/19 à 19/04/19: criança de 6 meses a menores de 6 anos(  5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas.

15/04/19 à 31/05/19: todos os grupos prioritários ( profissionais de saúde , crianças de 6 meses à menores de 6 anos , gestantes , puérperas, idosos portadores de doenças crônicas comorbidade associada e professores.

 Observações:

Os professores somente serão vacinados mediante apresentação de contrachegue;

As puérperas somente serão vacinadas mediante apresentação de cartão de gestante ou certidão de nascimento da criança;

O grupos comorbidades somente serão vacinados mediante a prescrição médica.

 SALAS DE VACINAS – ZONA URBANA

Paim

Belinha nunes

Antenor Neiva

Passagem das pedras

Ipueiras

Junco

Belo norte

Morada do sol

Cecilia neri

Aerolandia

Lagoa comprida

Canto da varzea

CCOM

Facebook