Picos(PI), 24 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Conselho de Arquitetura e Urbanismo vistoriará troca de piso da Catedral de Picos

A obra teve início nesta segunda-feira, 22, e tem dividido opiniões

22/04/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-294dd87fcd2bbd1833.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-294dd87fcd2bbd1833.jpg (Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira,22, a Diocese de Picos deu início a troca do piso da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. O tema têm causado polemica e divide opiniões nas redes sociais.

Nesta terça-feira, 23, uma equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI ) virá ao município, onde vistoriará a obra e acionará o Ministério Público, para que o mesmo intervenha no assunto. Uma equipe da Secretaria de Cultura do Estado também visitará Picos

“O conselho entende que foi uma decisão errada a retirada do ladrilho hidráulico da igreja. Não temos poder de embargar a obra, mas se entendermos assim, pedimos a intervenção do Ministério Público”, disse o presidente do CAU-PI, Wellington Camarço.

A reforma está retirando parte do piso da catedral, que é o ladrilho hidráulico, que possui um valor histórico muito significativo para muitos picoenses.

Além dos ladrilhos, os vitrais da igreja também deverão ser removidos.

Uma das maiores igrejas do Nordeste, a Catedral de Picos é também resultado do esforço do trabalho de toda uma comunidade para construir uma edificação da qual se orgulha e repassa esse orgulho para gerações.

Ela começou a ser construída em 1948 pelo padre José Ignácio de Jesus Madeira, que determinou a demolição da outra igreja, que era pequena e quase centenária. A mesma foi concluída 20 anos depois.

 

 


 

 

 

Facebook