Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Saúde

Anvisa recolhe lotes de remédio para pressão

Eles possuem princípios ativos do tipo "sartanas", como a losartana, valsartana e irbesartana 

10/05/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-0fd57b2294ede97dbb.jpg (Foto: Okskaz/Getty Images)
P40G-IMG-0fd57b2294ede97dbb.jpg (Foto: Okskaz/Getty Images)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o recolhimento de cerca de 200 lotes de medicamentos para o tratamento de hipertensão. Os remédios recolhidos possuem princípios ativos do tipo "sartanas", como a losartana, valsartana e irbesartana.

A medida foi adotada após a Anvisa detectar impurezas, chamadas de nitrosaminas, no princípio ativo. Além do recolhimento, também haverá suspensão de fabricação, importação, distribuição, comercialização e uso dos insumos sob suspeita de contaminação. No total, foram feitas 14 suspensões de dez fabricantes internacionais.

Também foi determinada a fiscalização de todas as fabricantes de medicamentos contendo "sartanas" disponíveis no mercado brasileiro. 

Tratamento

A agência orienta que o tratamento de hipertensão não seja interrompido até que se faça a troca por outro medicamento. Isso porque a interrupção pode causar prejuízos imediatos, como risco de morte por derrame, ataques cardíacos e insuficiência renal. A troca da medicação deve ser feita após orientação de um médico ou de um farmacêutico.

Entidades europeias calcularam que o risco de câncer associado ao consumo contínuo de nitrosaminas é de um caso para cada grupo de 6 mil pessoas. Portanto, é baixo e está associado ao consumo diário e contínuo, em altas doses e durante cinco anos seguidos.

 

Fonte: Estadão Conteúdo, com informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Facebook