Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Picos promove ação de combate a dengue no Valparaíso

O secretário de Saúde ressaltou que o combate a dengue depende muito da população

07/06/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-e63431f1a4d05f2820.jpg Valparaíso recebe mutirão da dengue (Foto: Edson Costa)
P40G-IMG-e63431f1a4d05f2820.jpg Valparaíso recebe mutirão da dengue (Foto: Edson Costa)

A Secretaria de Saúde de Picos realizou na manhã desta sexta-feira, 07, uma ação educativa de combate a dengue no povoado Valparaíso. A concentração dos servidores, juntamente com o titular da pasta, Waldemar Santos Júnior, o “Dr. Júnior”, aconteceu na unidade básica de saúde, de onde partiram, andando em todas as residências, distribuindo panfletos, repelentes e informando a população sobre as formas de combater o mosquito Aedes Aegypti.

“Fazemos isso rotineiramente, mas quando recebemos a notificação da população, intensificamos essas ações, e estamos aqui com o pessoal das Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Serviços públicos”, nos ajudando a fazer essa varredura em todo o povoado”, declarou.

O secretário ressaltou que o combate a dengue depende muito da população, especialmente quanto a água parada, que deve ser evitada. No Valparaíso já foram notificados dois casos de dengue, mas não apenas lá. Outras regiões da cidade também estão sofrendo o mesmo surto, como os bairros Junco, Conduru, Morrinhos, Estrebaria. “Estamos sensíveis aos reclames da população que estão sensíveis a esse mal”, declarou.

O coordenador do Centro de Combate a Zoonoses (CCZ), Agenor Martins, afirmou que nessa ação de hoje, a equipe buscava localizar os focos da doença para debelá-los.

As diversas campanhas educativas alertam a população para evitar o hábito de acumular água parada. O mosquito Aedes Aegypti transmite não apenas dengue, mas o zika vírus, febre amarela e chikungunya.

Fonte: Folha Atual

Facebook