Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Sobe para 15 o número de focos da peste suína confirmados no Piauí

Os novos focos foram registrados em Brasileira e Milton Brandão

24/06/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-0e0a56e55d66bd4a95.jpg (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
P40G-IMG-0e0a56e55d66bd4a95.jpg (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou mais três novos casos de peste suína clássica. Agora, o número de focos da doença no estado subiu para 15 e mais animais devem ser sacrificados.

Os novos focos foram registrados em Brasileira e Milton Brandão. A Adapi informou que ações estão sendo feitas para abater os animais infectados, assim evitar feirar com aglomeração de suínos e o trânsito deles pelo estado e por outros vizinhos.

A eliminação de focos segue a legislação federal e o trabalho de atendimento e vigilância é feito pelo Centro de Operações em Emergência Zoossanitária para peste suína clássica do Piauí.

Primeiro caso
O primeiro caso foi diagnosticado no município de Lagoa do Piauí e preocupa criadores do Piauí e do Ceará. A doença não atinge seres humanos.

Desde o início do mês de março a Adapi intensificou a fiscalização nas fazendas de criadores de suínos localizadas na fronteira entre Piauí e o Ceará e nos caminhões que transportam animais entre os dois estados. A fiscalização começou ainda em novembro do ano passado, depois que um alerta foi emitido após o Ministério da Agricultura, que havia confirmado a existência de focos da peste suína no estado vizinho.

De acordo com o veterinário e fiscal agropecuário Idílio Moura, os animais com peste suína apresentam febre alta, manchas avermelhadas no corpo, conjuntivite, diarreia, paralisia dos membros e morte, principalmente entre suínos jovens. Segundo o veterinário, o vírus é altamente contagioso.

 

G1

Facebook