Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Sussuapara realiza mais um atendimento especializado

Os pacientes do sistema de saúde municipal contaram com atendimento na área de Urologia

05/07/2019 - João Paulo

Imprimir matéria
P40G-IMG-29fc8946c79eb6f0a3.jpg Urologista Cleiton Silva e o secretário Naerton Moura (Foto: João Paulo)
P40G-IMG-29fc8946c79eb6f0a3.jpg Urologista Cleiton Silva e o secretário Naerton Moura (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Dando sequência aos atendimentos especializados nas diversas áreas da Medicina, a Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara disponibilizou hoje, dia 05, dezenas de consultas na área de Urologia. Para isso, o médico Cleiton Francisco da Silva atendeu os pacientes que estiveram no Centro de Saúde, na sede do município, para vários procedimentos, desde a consulta ambulatorial ao exame de toque e diagnósticos.

O médico Cleiton Silva é formado pela Universidade Federal do Pernambuco, com residência médica no Hospital Getúlio Vargas de Recife (PE). O profissional destaca a importância da consulta urológica, principalmente para o homem. Segundo ele, durante os procedimentos de avaliação podem ser detectados vários problemas que afetam a saúde, como as doenças de próstata, rins, impotência sexual, infertilidade masculina, DST’s, dentre outras.

De acordo com Cleiton Silva, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. “Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto” – comentou. “A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal. No entanto, as chances de cura chegam a 90%, tão cedo seja feito o diagnóstico” – explicou.

Além de homens, que eram maioria, mulheres e crianças também foram atendidos durante o atendimento especializado em Sussuapara, tendo em vista a Urologia abranger tudo que estiver relacionado também ao sistema urinário. Os pacientes atendidos ainda terão direito ao retorno da consulta.

O secretário de Saúde, Naerton Moura, destacou que os atendimentos especializados vão ter continuidade em Sussuapara, pois a novidade tem dado resultados positivos. Ele anunciou, na ocasião, que os próximos atendimentos serão na área de Ortopedia.

Facebook