Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Geral

Engenheiro Carmo Cesário lança livro de poemas

A obra é intitulada de â

20/07/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-c69d599feed70451a9.jpeg Escrever é uma das maiores paixões do engenheiro (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-c69d599feed70451a9.jpeg Escrever é uma das maiores paixões do engenheiro (Foto: Reprodução)

O engenheiro Carmo Cesário lançou o livro “Mente Dividida”. O obra é uma seleção com 300 poemas, tratando dos mais variados assuntos, e todos voltados à existência humana, que compreende as muitas fases e experiências da nossa e da sua própria vida, como descobertas, aprendizados, paixões, amores, desilusões, perdas e conquistas, seja na área pessoal, seja, na profissional. 

Carmo é paulista e sua família é natural de Patos do Piauí.

Ele conta que sempre se inspirou em grandes escritores como Clarice Lispector, Camilo Pessanha, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Augusto dos Anjos, entre outros.

O título da obra faz alusão ao significado etimológico da palavra esquizofrenia. O termo, de origem grega, quer dizer literalmente mente dividida, tendo como sentido a dissociação que existe entre o pensamento da pessoa e a realidade à sua volta.

“É uma espécie de convivência com duas realidades, paralelas, a do mundo propriamente dito e uma sua própria. Num mundo frio e superficial nesse em que vivemos, seria até normal criarmos um mundo totalmente diferente só para nós, um mais aconchegante e compreensível.  Uma pessoa muito próxima a mim, a quem devo muito, é acometida por esse transtorno. E queria fazer algo para poder até mesmo entender o que se passa na cabeça dela. Ajudá-la de alguma forma”, disse o autor.

Com o livro Carmo objetiva, tentar entender como é o mundo das pessoas que sofrem alguns distúrbios mentais, como a esquizofrenia. Assim como, tornar público uma das suas maiores paixões e melhores atividades, escrever poemas, que, no caso, referem-se aos mais diversos temas.

 

Facebook