Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Gerenciamento de resíduos sólidos é discutido em Santa Cruz

Audiência pública serviu para discutir temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos

24/07/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7abd9ed8c52ee18a8b.jpg Audiência pública em Santa Cruz do Piauí (Foto: João Paulo)
P40G-IMG-7abd9ed8c52ee18a8b.jpg Audiência pública em Santa Cruz do Piauí (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Prefeitura de Santa Cruz do Piauí, juntamente com a empresa Attiva – Planejamento, Consultoria e Assessoria, promoveram na manhã de hoje, 24, uma audiência pública para discussão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A audiência aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, que ficou parcialmente lotado de populares, dentre os quais representantes de órgãos governamentais, da sociedade civil organizada e do Comitê Gestor.

O gerenciamento dos resíduos sólidos no município foi o assunto principal da audiência, segundo orienta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Para a consolidação do plano em Santa Cruz do Piauí é fundamental a participação e conscientização do povo. Através do referido plano também é possível atrair recursos do Governo Federal.

A representante da empresa Attiva, Samara Martírios, destacou que o envolvimento da população no debate é de grande importância não apenas pelas exigências legais, mas sobretudo por conta da melhoria da qualidade de vida e manutenção do meio ambiente. Na ocasião ela também enfatizou sobre outro ponto positivo da discussão, que está relacionado ao serviço de coleta seletiva de materiais reutilizáveis e recicláveis, o que pode gerar renda para comunidade.

Durante a audiência, a secretária de Assistência Social, Gláucia Portela, mostrou vários exemplos de materiais que podem ser reutilizados, citando ainda a belíssima decoração natalina da cidade, que é feita quase toda com garrafas pet, que são reunidas junto à comunidade ao longo do ano.

Ao reconhecer que a audiência é um espaço democrático onde todos têm voz, o prefeito de Santa Cruz do Piauí, Francisco Barroso de Carvalho Neto ficou satisfeito com a participação popular. A próxima etapa, segundo o prefeito, será a conferência municipal, a ser realizada no próximo dia 15 de agosto, no auditório do polo da Universidade Aberta do Brasil e posteriormente a votação da matéria pela Câmara Municipal.

O gestor disse estar animado com a consolidação do plano de resíduos sólidos, o que possibilitará vários benefícios para Santa Cruz, inclusive recursos federais. “Já temos garantido um caminhão compactador e vamos trabalhar para conseguir os recursos para implantação do aterro sanitário” – comentou Barroso Neto.

Facebook