Picos(PI), 16 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Sussuapara promove ações de combate ao Aedes Aegypti

O trabalho envolve as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde e dos agentes comunitários de saúde

28/07/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8f25bf40cec13ab038.jpg (Foto: João Paulo Leal)
P40G-IMG-8f25bf40cec13ab038.jpg (Foto: João Paulo Leal)

Por João Paulo Leal - Da Redação


A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara iniciou semana passada um trabalho conjunto voltado para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. O trabalho envolve as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde e dos agentes comunitários de saúde.

Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Naerton Moura, os agentes de Controle de Endemias estão realizando vistorias completas nos quintais e terrenos baldios em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. As ações contam ainda com apoio logístico do veículo recentemente destinado ao município pelo Ministério da Saúde.

Em outra frente de ação, os ACS's do município promovem nas unidades básicas de saúde o trabalho de conscientização das pessoas, sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água limpa e parada, ambiente propício à proliferação do mosquito. Junto com a explicação também é feita a distribuição de material informativo.

Segundo Naerton Moura, essas ações são extremamente importantes, porém ele ressalta que a população como um todo precisa entender a gravidade do problema e também fazer a sua parte, pois em vários casos essas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti podem levar até à morte.

Facebook