Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Economia

Piauí: conta de luz terá bandeira vermelha e fica 6,5% mais cara

Se o consumidor não se disciplinar, não tiver o hábito de economizar energia, vai pesar no bolso

30/07/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-589a1c90e8bf3a0d14.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-589a1c90e8bf3a0d14.jpg (Foto: Reprodução)

A partir do dia 1° de Agosto a conta luz dos brasileiros ficará mais cara. A bandeira vermelha - patamar 1 -  começa a valer e, a cada 100 quilowatts-hora consumidos, o consumidor vai pagar R$ 4 a mais na fatura mensal. 

A conta ficará 6,5% mais cara comparada à bandeira verde, onde não há acréscimo na tarifa. Os consumidores piauienses devem ficar atentos para não serem surpreendidos negativamente e comprometerem a maior parte do salário para pagar a fatura. 

O gerente de Regulação e Mercado da Equatorial Piauí, Tibúrcio Gurgel, alerta que a conta deve “pesar no bolso” do consumidor e que é preciso tomar medidas para economizar energia neste mês. 

“Se o consumidor não se disciplinar, não tiver o hábito de economizar energia, vai pesar no bolso”, alerta. 

Entre as dicas que gerente dá para diminuir o consumo da energia, está a instalação de lâmpadas de Led, evitar abrir a geladeira constantemente e diminuir o uso do ar condicionado. 

A bandeira vermelha patamar I valerá por todo mês de agosto. Estipulada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica ( Anel), as bandeiras  tarifárias sinalizam o custo real de energia gerada e levam em conta o preço da energia no mercado a curto prazo e o aumento no acionamento das usinas termelétricas.

 

 

Cidade Verde

Facebook