Picos(PI), 24 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Sussuapara se destaca em avaliação do Indice de Efetividade da Gestão Municipal

Saúde, Gestão Fiscal e Educação impulsionaram as notas do IEGM atribuídas ao município

04/09/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-78764adfc2b1db863a.jpg Tribunal de Contas é o responsável pela medição do IEGM nos municípios (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-78764adfc2b1db863a.jpg Tribunal de Contas é o responsável pela medição do IEGM nos municípios (Foto: Divulgação)

Da Redação

O município de Sussuapara alcançou bons resultados na avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), medida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Os dados analisados referem-se ao exercício de 2018 e levam em consideração sete dimensões da execução do orçamento público – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação – avaliando a qualidade dos gastos, políticas públicas e atividades municipais.

Os questionários do IEGM foram aplicados em meados do mês de junho deste ano, por equipes do TCE-PI que estiveram no município. Pelo resultado divulgado esta semana no site do tribunal, Sussuapara obteve classificação Muito Efetiva (B+) em Saúde e Gestão Fiscal e Efetiva (B) em Educação. No geral o município alcançou a classificação C+, ficando entre os demais 113 municípios piauienses com a mesma classificação. Outros 86 municípios ficaram com baixo nível de adequação e apenas 24 alcançaram no geral a nota efetiva.

O IEGM possibilita a identificação das melhores práticas de gestão, contribuindo para o avanço no desempenho da Administração Pública Municipal, favorecendo a transparência e fortalecendo o controle social, ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as necessidades da população. O infográfico do IEGM está disponível no site do TCE-PI, pelo link: http://www.tce.pi.gov.br/fiscalizado/iegm/infografico/

Desde o início da avaliação, em 2015, os setores de Saúde, Gestão Fiscal e Educação tem permanecido em destaque como gestão efetiva ou muito efetiva, sendo intenção dos gestores do município concentrar esforços para que esses índices melhorem cada vez mais.

Facebook