Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Motorista de carro é multado por não usar capacete e documento fica retido no Detran-PI

O fato se deu na Avenida Simeão de Sá Brandão, na cidade de Mirador, no Maranhão

17/10/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-e9b1578c34a9d8ba72.jpg (Foto: Reprodução/TV Clube)
P40G-IMG-e9b1578c34a9d8ba72.jpg (Foto: Reprodução/TV Clube)

Um motorista de Teresina, que preferiu não se identificar, foi multado por dirigir seu carro sem capacete. O fato se deu na Avenida Simeão de Sá Brandão, na cidade de Mirador, no Maranhão, no dia 12 de janeiro de 2019. O condutor conta que só descobriu a infração ao tentar retirar a documentação do veículo deste ano no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

"Consegui pagar o meu emplacamento com a maior dificuldade, como todo cidadão de bem. Então o Detran pega e multa o meu carro, porque o motorista não estava usando capacete. Agora eu não tenho como receber o documento do meu carro, que ficou retido", disse o motorista.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informou embora a autuação tenha ocorrido em outro Estado, a emissão da infração ocorreu por meio do site Detran-Piauí, e, por isso, o nome do órgão consta no boleto.

Em nota, a assessoria de imprensa explica ainda que a página oficial do Detran Piauí está interligada ao Sistema Nacional de Trânsito, ou seja, mesmo que a multa tenha sido aplicada por algum órgão federal ou outro de Estado ou município, caso o veículo tenha placas do Piauí, somente a emissão ficará a cargo do Detran-PI.

O condutor contou ter procurando o Detran-PI e foi informado que o documento será liberado somente após o pagamento da multa. "Não cometi essa infração, não existe como alguém ser multado porque estava dirigindo o carro sem uso de capacete, ao não ser que na Fórmula tenha essa regra", declarou.

Já a assessoria de imprensa do Detran-PI ressaltou ainda que a competência para a apreciação do recurso ou o questionamento da multa é sempre do órgão autuador, que, neste caso, é o Detran Maranhão.

O G1 procurou o Departamento de Trânsito do Estado do Maranhão (Detran-MA), mas nenhum representante do órgão foi encontrado até a publicação da reportagem.

 

Fonte: G1

Facebook