Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Outubro Rosa reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Sussuapara

Segundo a OMS, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo

31/10/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-54c356c690631b48ae.jpg Culminância da campanha Outubro Rosa em Sussuapara (Foto: João Paulo)
P40G-IMG-54c356c690631b48ae.jpg Culminância da campanha Outubro Rosa em Sussuapara (Foto: João Paulo)

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu ao longo do mês de outubro a campanha Outubro Rosa, que é marcada pela realização de ações afirmativas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Em todas as unidades básicas de saúde e postos anexos do município foram compartilhadas informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce” – destacou o secretário municipal de Saúde, Naerton Moura.

De acordo com o secretário, as ações realizadas durante o mês de outubro têm o objetivo de incentivar a prevenção e contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama que por ventura venha acometer as mulheres sussuaparenses.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida.

“A postura atenta da mulher em relação à saúde das mamas significa conhecer o corpo e quais alterações são consideradas suspeitas. Por isso o autoexame é fundamental para a detecção precoce dessa doença” – pontuou o secretário.

Durante evento de culminância, realizado ontem (30) no Cento de Saúde Municipal, na sede do município, Naerton Moura ainda destacou que além do trabalho de conscientização e diagnóstico precoce, a Secretaria de Saúde também disponibiliza o suporte necessário para o tratamento da doença em centros de saúde mais especializados, tanto em Picos quanto na capital, Teresina.

Facebook