Picos(PI), 29 de Março de 2024

Matéria / Saúde

Idosos e obesos têm mais chances de desenvolverem diabetes, aponta especialista

O médico Leonardo Maia falou sobre a doença que atinge 13 milhões de brasileiros

14/11/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-01f5fc8d49c0ec2541.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-01f5fc8d49c0ec2541.jpg (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Diabetes. A doença, que atinge cerca de 463 milhões de adultos no mundo, é causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O Picos 40 Graus buscou o endocrinologista, Leonardo Maia, que lembrou que o acúmulo de glicose se torna tóxico para o organismo e é preciso ser controlado.

“Podemos destacar a doença antes e após a descoberta da insulina. Antes da descoberta dela a sobrevida do diabético era de cerca de três anos, mas após a descoberta a pessoa pode ter uma vida normal. Começamos a ver que o problema da glicose alta ataca a visão podendo deixar a pessoa cega, ataca os rins e corrói o corpo fazendo com que haja uma insuficiência arterial central e periférica”, explicou o médico.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Questionado sobre os sintomas da doença, Leonardo Maia, afirmou que é necessário evitar que as pessoas sintam os sintomas clássicos da diabetes, que são perca de peso, sede excessiva, aumento do fluxo da urina e aumento do apetite.

“No mundo moderno você esperar pra se tratar de diabetes quando os sintomas aparecerem é ser um homem das cavernas. O ideal é sempre realizar o exame de glicemia para acompanhar os níveis de glicose. Os obesos e idosos são mais suscetíveis a desenvolver diabetes. Com a idade podem ocorrer problemas com o pâncreas que é responsável pela produção de insulina. Já no caso dos obesos, o tecido adiposo leva a uma situação chamada resistência a ação da insulina”, apontou o médico que está realizando um mestrado em diabetes.

Após o diagnóstico é preciso procurar um médico para que se inicie o tratamento, que é feito de forma simultânea com o acompanhamento de um nutricionista.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

“Um estudo mostrou que dieta e atividade física previnem em 50% as chances de desenvolver diabetes. Já no grupo de pessoas que tomou metformina o índice foi de 30%. Dieta e atividade física ainda são muito importantes”, concluiu Leonardo Maia.

O endocrinologista e metabologista, Leonardo Fonseca Maia, atende na Clínica Santa Luiza, em Picos. Agendamentos de consultas através dos telefones (89) 34157168 ou (89) 994018185.

 

Facebook