Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Para coibir fraudes em postos, bombas de combustível terão certificação digital do Inmetro

A certificação garante que todas as informações da bomba serão criptografadas em um chip

16/11/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-488d16b2ef9202d48f.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-488d16b2ef9202d48f.jpg (Foto: Reprodução)

Para coibir fraudes em postos de combustíveis, as bombas de abastecimento terão de ser certificadas por selo digital do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com a medida, que tem prazo de conformidade de 15 anos, os consumidores terão maior confiança na hora de abastecer veículos.

De acordo com o Instituto de Metrologia do Piauí (Imep), muitas fraudes ocorrem justamente na comunicação entre a medição e a indicação do resultado nos visores digitais das bombas. A certificação garante que todas as informações da bomba serão criptografadas em um chip.

Os dados criptografados serão repassados para a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) que irá gerar o certificado digital.

A partir do próximo mês só serão aprovados pelo Inmetro modelos de bomba medidoras que tenham certificação digital.

“Nós temos a bomba mecânica onde existe um componente de medição e ele está ligado a um visual display onde, quando o consumidor vai abastecer, ele acompanha o abastecimento de seu carro, o que lhe dá garantia era aquele visor. Algumas fraudes eram encontradas e são combatidas nas nossas fiscalizações”, disse Maicon Danilo, diretor do Imepi.

A nova regra é bem vista pelos proprietários de postos que vão oferecer um serviço certificado. “A classe está favorável a portaria. Isso vai deixar ainda mais transparente o que a  gente atende o consumidor final. Ele vai ter o resultado do que realmente ele está comprando é o que ele está levando”, disse Eduardo Pereira, proprietário de um posto na capital.

Fonte: Cidadeverde.com

Facebook