Picos(PI), 16 de Abril de 2024

Matéria / Política

Picos está sem prefeito há uma semana

Desde o último dia 14 que Walmir Lima largou suas responsabilidades no município e viajou para a capital Teresina

22/11/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-615f4373c12e53be9f.jpg Prefeito de Picos está ausente do município há nove dias (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-615f4373c12e53be9f.jpg Prefeito de Picos está ausente do município há nove dias (Foto: Divulgação)

Por João Paulo Leal – Da Redação

Embora a grande maioria da população não tenha percebido ou sentido alguma falta, mas o município de Picos encontra-se sem a presença do seu prefeito, José Walmir de Lima (PT). Desde a última quinta-feira, dia 14 de novembro, ele largou suas responsabilidades no Palácio Coelho Rodrigues e viajou para a capital do Estado, Teresina.

A ida do prefeito à capital coincidiu com a data em que o vereador Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT), fez um duro discurso na tribuna da Câmara Municipal, após ter sua esposa, Rosilene Monteiro, exonerada da Secretaria Municipal de Educação pelo prefeito Walmir Lima. O vereador Paturi era considerado, além de aliado político fiel, um dos melhores amigos do gestor municipal.

Informações não oficiais da semana passada davam conta que Walmir Lima tinha ido a Teresina, a princípio, se reunir com o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), no intuito de acalmar os ânimos após a relação entre o prefeito e o grupo do pré-candidato Araujinho ter se estremecido com as exonerações de Rosilene da Secretaria de Educação e Lilian Araújo da Secretaria de Obras.

Já no decorrer dessa semana, nos arredores entre a Prefeitura e a Câmara de Picos, os comentários davam conta de que a permanência do prefeito na capital teria relação com possível desfecho do recurso de apelação do processo que cassou seu mandato em primeira instância em julho do ano passado. Mesmo com parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à manutenção da sentença, apresentado também no ano passado, o processo se encontra parado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. A pauta semanal do TRE-PI, porém, não previa julgamento desse processo.

LUGAR TENENTE
Enquanto o prefeito Walmir Lima prolonga sua estadia na agradável capital Teresina, algumas das suas funções na prefeitura estão sendo executadas pelo seu Lugar Tenente, Maria Santana, atual diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas. Ela também é pré-candidata a prefeita pelo que restar do grupo do prefeito, na eleição do próximo ano. Além de despachar na prefeitura (longe do seu local oficial de trabalho – o CIEM), ela também visita consertos de ruas esburacadas ou mutirões de limpeza, sempre acompanhada de assessores e lideranças políticas.

LEI ORGÂNICA
A Lei Orgânica do município de Picos preconiza em seu Artigo 96 que tanto o prefeito, quanto o vice-prefeito, no exercício de seus cargos, não poderão, sem licença (autorização) da Câmara Municipal, ausentar-se do município por período superior a 15 dias.

Facebook