Picos(PI), 23 de Abril de 2024

Matéria / Nacional

TRF-4 condena Lula a 17 anos de prisão no caso do sítio de Atibaia

Desembargadores aumentaram a pena do ex-presidente, que era de 12 anos e 11 meses

27/11/2019 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ccd28d456438babe89.jpg Desembargadores da 8a Turma do TRF4 durante julgamento (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-ccd28d456438babe89.jpg Desembargadores da 8a Turma do TRF4 durante julgamento (Foto: Reprodução)

Por unanimidade os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (27) pela condenação e aumento da pena do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no caso do sítio Santa Bárbara, em Atibaia, no interior de São Paulo.

Primeiramente, o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), decidiu confirmar a condenação do ex-presidente  e aumentar a pena para 17 anos, um mês e 10 dias, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva e ativa. “Infelizmente a responsabilidade do ex-presidente Lula é bastante elevada. Ele ocupava o cargo de máxima autoridade da nação brasileira, haveria a expectativa de que se comportasse com a conformidade do direito, e mais, que coibisse ilicitudes”.

O desembargador Leandro Paulsen acompanhou integralmente o voto do relator. O presidente do colegiado, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Luz também foi a favor da condenação e do aumento da pena.

Em fevereiro, Lula havia sido condenado  pela juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba a pena de 12 anos e 11 meses, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Essa é a segunda condenação de Lula no âmbito da Operação Lava Jato. A primeira ocorreu no caso do tríplex no Guarujá, litoral paulista.

Fonte: Diário do Poder

Facebook