Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Barragem transborda após forte chuva em Jacobina do Piauí

A chuva intensa causou alagamento na região e provocou o sangramento da Barragem do Padre

10/01/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6dc8fa329a38cf6c3b.jpeg (Foto: Prefeitura de Jacobina do Piauí)
P40G-IMG-6dc8fa329a38cf6c3b.jpeg (Foto: Prefeitura de Jacobina do Piauí)

A Barragem do Padre, no município de Jacobina do Piauí,  transbordou na tarde dessa quarta-feira (08) depois de uma chuvarada. A cidade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é uma das que está com alerta amarelo para chuvas intensas.

O prefeito do município, Gederlânio Rodrigues, disse ao G1 que a barragem excedeu ao seu limite durante as chuvas, mas que anteriormente se encontrava quase seca.

“Nós estamos cientes da situação, sabemos que a barragem não está em perfeitas condições, mas a situação é estável e já mandamos uma equipe monitorar e realizar um levantamento”, informou.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos da cidade, Francisco de Abreu, apesar das chuvas intensas, não houve dano. "Com o volume intenso das chuvas, a barragem sangrou, mas a situação está sob controle”, afirmou.


A chuvarada foi registrada em vários outros municípios do sul do Piauí, como Patos do Piauí, Paulistana, Picos e Lagoa do Barro do Piauí. O INMET emitiu um aviso nesta quinta-feira (9) informando a previsão de mais chuvas intensas na região.

O boletim meteorológico prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Mas com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Fonte: G1

Facebook