Picos(PI), 23 de Abril de 2024

Matéria / Política

Jogando a toalha, Walmir tenta emplacar sobrinho na chapa de Araujinho

O prefeito de Picos aos poucos está se dando conta que não dá as cartas em sua própria sucessão

18/01/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-346a38b4629e34f6da.jpg Walmir Lima, prefeito de Picos (Foto: Divulgação)
P40G-IMG-346a38b4629e34f6da.jpg Walmir Lima, prefeito de Picos (Foto: Divulgação)

Por João Paulo Leal - Da Redação

Depois do recado curto e grosso do governador Wellington Dias, o prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT), ainda procura uma saída honrosa para abandonar de vez a pré-candidatura de Maria Santana. O gestor municipal aos poucos está se dando conta que não dá as cartas no Diretório do PT de Picos e muitos menos consegue impor sua vontade junto aos demais integrantes de sua base de apoio.

A saída mais viável, segundo os observadores da política picoense, é tentar emplacar o seu sobrinho, Ranieri Lima, na chapa do empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT). O sobrinho do prefeito é o atual tesoureiro da Prefeitura e desde algum tempo trabalha a pré-candidatura de vereador. Pessoa agradável e de bom relacionamento, Ranieri não tem muita semelhança com o tio que é um desagregador e rebelde, segundo bem definiu o presidente estadual do PT, deputado federal Assis Carvalho, quando indagado pela imprensa da capital, sobre a sucessão em Picos.

Contudo, mesmo trabalhando nos bastidores essa saída honrosa, tentando tornar evidente que é o líder de sua sucessão (sem ser), o prefeito Walmir Lima terá algumas dificuldades a enfrentar. A maior liderança do PT no Estado, Wellington Dias, já deixou claro que a chapa encabeçada pelo seu partido em Picos deve ser construída ouvindo as principais lideranças das siglas que dão sustenção ao seu Governo, dentre elas o MDB e o PTB, liderados respectivamente pelos deputados Severo Eulálio e Nerinho.

O empresário Araujinho, com o aval de Severo Eulálio, tem manifestado interesse em contar com o PTB como aliado na chapa majoritária. Dentre os nomes cogitados para o posto de vice, figuram o do empresário Getúlio Carvalho, irmão do atual vice-prefeito, Edilson Carvalhoo e o da ex-secretária de Assistência Social e de Saúde, Cecília Néri (Xandú), que é filha do ex-prefeito Zé Neri e irmã de Nerinho.

Portanto, em meio a tantas especulações e conversas de bastidores, o prefeito Walmir Lima ainda persiste em manter o nome de Maria Santana como pré-candidata a prefeita, mesmo com todos os ventos soprando contra. Longe dos holofotes, porém, o ex-padre almeja ter espaço para indicar um nome na chapa majoritária e assim amenizar um pouco o ostracismo que vai entrar a partir de 2021.

Facebook