Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Polícia

Lei permite que policiais da reserva voltem ao serviço ativo

Governo do Piauí estima reforço de 500 policiais

22/01/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-c47b89b102e7ec2e52.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-c47b89b102e7ec2e52.jpg (Foto: Reprodução)

Policiais e bombeiros militares da reserva remunerada podem retornar ao serviço ativo, de acordo com nova lei sancionada pelo Governo do Estado do Piauí.O efetivo deve atuar na guarda de edifícios públicos, como a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), Tribunal de Justiça (TJ) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governo estima que 500 policiais possam ser chamados.

“Nós queremos que esses policiais que estão hoje na ativa nos órgãos, voltem para o quartel para que possamos apresentá-los às unidades operacionais. Já os policiais da reserva convocados iriam atuar na segurança dos órgãos públicos e os policiais que hoje estão lá voltam para as ruas”, informou.

Segundo o comandante, a convocação dos policiais de reserva seria mais razoável do que realizar um concurso público. “Entendemos que podemos colocar esses policiais em guarda nos órgãos públicos, pois são experientes calejados com a parte operacional, que já estão na reserva, em condições físicas e mentais para trabalhar e podem fazer isso”, disse.

De acordo com os critérios que a lei estabelece, o profissional precisa ter menos de 65 anos de idade até o dia da convocação e não estar submetido a inquérito policial, comum ou militar, também não pode ter sido punido nos dois últimos anos de serviço ativo e não está exercendo cargo, função ou emprego público.

 

Fonte: G1

Facebook