Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Educação de Monsenhor Hipólito realiza Jornada Pedagógica 2020

O evento será encerrado nesta quinta-feira, 13

13/02/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-e039fcb960676bc27c.jpg (Foto: Infonews)
P40G-IMG-e039fcb960676bc27c.jpg (Foto: Infonews)

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira, 11, a abertura da XVII Jornada Pedagógica, que tem como tema: “Reconstruindo Caminhos para uma Educação Transformadora”.

O encontro, que marca o início do ano letivo de 2020, está sendo realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), até a próxima quinta-feira, 13.

A Jornada Pedagógica é um momento em que os profissionais da educação partilham ideias, ensinam, aprendem na coletividade, com propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e cultura das escolas. Nesse encontro, os gestores e toda a equipe pedagógica projetam os 200 dias de um ano letivo refazendo novos caminhos, buscando transformar a Educação.

O objetivo é promover a formação continuada dos profissionais da educação através de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de odo a fundamentar os profissionais da educação para o planejamento do ano letivo.

O evento teve início com o acolhimento e a composição da Mesa de Honra, que foi composta pela Secretária Municipal de Educação, Gardênia Maria Bezerra; a Coordenadora Geral das Escolas Municipal, Zulândia Ocília Bezerra; as diretoras Itatiana Alves de Sousa Macêdo (Judith Lima), Maria Josefa Lima Bezerra (Padre Cícero), Gilmara Cristiane de Carvalho Santos (Antônio Hipólito), Naysa Iraci da Silva Sousa (Ângelo de Maria Bezerra/Manhã) e Rosilene Isabel da Silva Costa (Ângelo de Maria Bezerra/Tarde);  Levy Pérsia de Sá Bezerra, Apoio Pedagógico da U.E.M. Gisele Bezerra; a coordenadora Eliane de Jesus Fialho (Ângelo de Maria Bezerra); os Secretários Municipais Ernandes de Sá Bezerra (Cultura) e Jocibel Belchior Bezerra (Agricultura); o vereador Fábio Bezerra Alves; o ex-vereador José Davi de Sá Bezerra. A vereadora Perciliana de Sá Bezerra Gomes também prestigiou o evento.

Após a execução dos Hinos do Brasil e de Monsenhor Hipólito, a Secretária Municipal de Educação, Gardênia Maria Bezerra, fez a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2020. “Bom dia a todos. Sejam bem-vindos a XVII Jornada Pedagógica de Monsenhor Hipólito. Seja em que dimensão for, somos todos responsáveis uns pelos outros, e por isso caros professores, profissionais da educação, estamos mais uma vez aqui reunidos, com o firme propósito de proporcionar a vocês educadores reflexões inovadoras a cerca do ensino aprendizagem, da melhoria e do desenvolvimento escolar dos nossos educandos. A hora é de planejar e repensar, atitudes que não deram resultados positivos, redefinir novas estratégias de ensino aprendizagem, estabelecendo metas para superar as dificuldades e projetar ações relevantes, sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula”.

“Professores, somos mediadores e construtores do conhecimento . A nossa postura influencia de forma positiva ou negativa na vida de cada aluno que passa por nossas mãos. É nossa, enquanto educadores, a decisão de abrir os horizontes de mostrar novas realidades e perspectivas de vida.  Cabe a nós professores, criar essa ponte que conduza a transformações positivas e enriquecedoras aos nossos alunos, para que se efetivem na vida com dignidade e equilíbrio. Precisamos que a educação seja tratada como BEM MAIOR, e  a partir do momento que vemos a educação dessa forma, devemos deixar as diferenças, inclinações pessoais de lado, pois o mais importante é cumprir o nosso papel de levar uma educação de excelência para nossas crianças e adolescentes”.

Gardênia agradeceu a todos que fazem a educação de Monsenhor Hipólito pelo trabalho e compromisso e desejou um encontro produtivo e prazeroso a todos os presentes.  “Quero agradecer a Deus por a força de conduzir até aqui está pasta tão desafiador. Dizer obrigado de coração a minha equipe da Secretaria Municipal de Educação, meu grande suporte, que me apoiaram e que me confortaram nesse ano difícil para mim de grandes perdas… Agradecer ao prefeito Dr. Zenon, e minha querida primeira dama Eneide, por confiar, apoiar e cuidar com compromisso e zelo da nossa educação. Agradecer coordenadora geral das escolas municipais, professora Zulândia, pelo relevante trabalho desenvolvido junto a secretaria . Enfim, a agradeço aos demais coordenadores, diretores, professores, toda equipe da educação pelo trabalho e compromisso. Desejo a todos um encontro produtivo e prazeroso”, concluiu a Secretária Municipal de Educação.

A Coordenadora Geral das Escolas Municipal, Zulândia Ocília Bezerra, iniciou o ser discurso parabenizou a Secretária Municipal de Educação pela organização do evento e pelo trabalho que ela vem desenvolvendo com gestora maior da educação no município  e falou sobre a importância de se planejar a cada nova jornada. “Seja na vida pessoal ou na vida profissional, sempre que a gente vai iniciar uma atividade, uma empreitada, um trabalho, a gente tem aquela preocupação de planejar, de querer que dê certo, ninguém quer fazer nada errado. Nós como professores, ficamos imaginando como serão os nossos novos alunos, quais serão as disciplinas que vamos trabalhar, se terá remanejamento ou não… É nesse sentido e nessa perspectiva de ano letivo, que eu quero desejar a todos um bom ano, coragem, força e gratidão… por que se a gente está aqui, o nosso sentimento maior deve ser de gratidão que é por que estamos bem, estamos com saúde e temos um trabalho”.

“Queria pedir aos professores, que diretamente efetivam a ação na sala de aula, que o nosso olhar este ano seja um olhar diferenciado para aquele nosso aluno que não aprendeu a ler, para aquele nosso aluno que não aprendeu a escrever, para aquele nosso aluno repetente um ano, dois anos, três anos… que a gente encontre forças quando o cansaço bater forte, quando o desanimo chegar, quando o comodismo quiser estar presente em nossas ações, afinal, nós somos seres humanos e todos esses sentimentos a gente sente uma vez ou outra, mas os nossos alunos não tem culpa dos nossos problemas externos. Que a gente deixe de lado as nossas diferenças pessoais, tenhamos um olhar atento para o nosso aluno e que nós sejamos os profissionais que nós queremos para os nossos filhos. Que nós reflitamos, não só o lado profissional, mas o pessoal também. Bons trabalhos para todos nós”, concluiu a Coordenadora Geral das Escolas Municipal.

Facultada a palavra aos demais componentes da mesa, o Secretário Municipal de Cultura Ernandes de Sá Bezerra, desejou a todos que fazem a Educação Municipal um ano letivo de realizações e reafirmou  a parceria e o compromisso da Secretaria Municipal de Cultura, de caminhar lado a lado com a Educação Municipal, nos eventos culturais e educacionais.

“Desejo a todos que fazem a Educação Municipal um ano letivo de realizações. Sei da responsabilidade e compromisso de cada um de vocês com a função que desempenham, e por isso, nada, nenhum obstáculo, será capaz de interferir no processo ensino-aprendizagem dos educandos e no bom relacionamento coletivo. Quero ainda reafirmar a parceria e o compromisso da Secretaria Municipal de Cultura, de caminhar lado a lado com a Educação Municipal, nos nossos eventos culturais e educacionais. Eu, Ernandes e a Coordenadora Municipal de Cultura, Professora Osvaldélia Bezerra (nossa querida Chiquinha), nos colocamos à disposição, sempre. Mais uma vez, tenham todos uma Jornada Pedagógica produtiva e que este espaço favoreça o enriquecimento das boas práticas pedagógicas no ano de 2020. Muito obrigado”, disse o Secretário Municipal de Cultura.

O Vereador Fábio Bezerra Alves, que é professor, destacou a importância dos professores e de todos que fazem a educação do município para que Monsenhor Hipólito sempre esteja a frente dos demais municípios da região. “Desejo que o ano de 2020 seja bem proveitoso para a educação de Monsenhor Hipólito e eu tenho certeza que será. Olhando par ao rosto, para a face de cada um de vocês eu vejo compromisso que cada um tem com seus alunos. A técnica ensino/aprendizagem é bem aplicada por vocês, se Monsenhor Hipólito hoje ganha destaque em jornais, já ganhou prêmios nacionais, devemos a toda essa equipe que compõe a educação do nosso município. Eu tenho certeza que essa engrenagem não ira parar de funcionar, que irá alavancar e irá trazer muitas e maiores vitórias para o nosso município, para a educação do nosso povo. O amor, o carinho, a dedicação de vocês, e demais outros motivos que fazem com que a educação de Monsenhor Hipólito nunca caia, sempre esteja a frente das demais da nossa região”.

“Gosto de dizer que nós professores somos a luz da sabedoria para aqueles que precisam do conhecimento, e através desse conhecimento mudamos e transformamos vidas, então, sigamos firmes na empreitada. Hoje, ocupo um cargo legislativo, temporariamente, mas sou de fato professor, igual a vocês. Desejo um bom ano de 2020, que seja um ano proveitoso e que toda a educação atinja todas as metas desejadas. Tenham um encontro proveitoso, e que atinja os objetivos. Meu muito obrigado a todos”, concluiu o vereador.

A diretora da U.E.M. Judith Lima, Itatiana Alves de Sousa Macêdo também fez uso da palavra. Em seu pronunciamento, Iatiane citou uma frase do pensador Sergio Santine, que diz que a diferença nos enriquece, mas é o respeito que nos une, para lembrar é natural que haja diferenças entre os envolvidos na educação, mas que é necessário superá-las para que seja proporcionada melhoria e crescimento da educação e da comunidade. “que a diferença que há, que é muito natural, que há entre cada um de nós e entre todos os envolvidos na educação, que elas nos proporcione o enriquecimento necessário para enfrentar os obstáculos, os problemas, mas enfrenta-los com dignidade, respeito acima de tudo. Que essa diferença ela proporcione aquilo que de fato nós buscamos no processo ensino/aprendizagem, que é a educação, a melhoria, o crescimento, nosso e da nossa comunidade, através do futuro que são nossos alunos”.

Após as falas dos componentes da mesa, a programação teve início com a retrospectiva do ano letivo de 2019, apresentada pela Assessora da Secretaria Municipal de Educação Lidiane Bezerra.

Na sequência, foram apresentadas estatísticas das escolas municipais referentes ao ano letivo de 2019. A apresentação foi conduzida pela Coordenadora Geral das Escolas Municipal, Zulândia Ocília Bezerra, juntamente com diretoras/coordenadoras de algumas escolas.

 

 

Fonte: Infonews

Facebook