Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Profissionais da Saúde de Sussuapara conhecem novo modelo de financiamento do SUS

Na oportunidade foram distribuídos 20 tablets aos agentes comunitários do município

14/02/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-ea9ed6ad8fbd6e72d9.jpg Profissionais da saúde de Sussuapara durante palestra (Foto: Ascom)
P40G-IMG-ea9ed6ad8fbd6e72d9.jpg Profissionais da saúde de Sussuapara durante palestra (Foto: Ascom)

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sussuapara promoveu na manhã de hoje, dia 14, uma palestra de orientação sobre o novo modelo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para os atendimentos em postos de saúde. A atividade aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação dos diversos profissionais responsáveis pela atenção primária da rede municipal, como médicos, odontólogos, enfermeiras, técnicas de Enfermagem e de Saúde Bucal, fisioterapeutas, nutricionistas e agentes comunitários de saúde.

A palestra, que teve como tema principal “O novo financiamento da saúde: construindo ações estratégicas”, foi ministrada pelo enfermeiro Adriano Moura. Ele destacou na ocasião que o Ministério da Saúde aprovou ainda no ano passado mudanças no modelo de financiamento da atenção primária à saúde, área que abrange o atendimento pelas equipes de saúde da família e em unidades básicas de saúde.

A proposta ministerial prevê que o repasse de recursos do governo federal leve em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde e o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.

Pensando em se adaptar o quanto antes a esse novo modelo, a Secretaria de Saúde de Sussuapara vem melhorando gradualmente a infraestrutura de todas as UBS’s do município, inclusive com a implantação de internet via wi fi. E para facilitar o trabalho dos agentes comunitários, que são os responsáveis pelo cadastramento dos usuários do sistema, foram adquiridos 20 tablets. Os equipamentos foram distribuídos aos profissionais durante a palestra de hoje, pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Naerton Moura.

Facebook