Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Santana do Piauí: Ex-prefeito relembra conquistas durante a sua gestão

Valdenilson Borges geriu o município de 2005 a 2012

04/03/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-4f3b0937deaec3cbd8.jpg (Foto: Ascom)
P40G-IMG-4f3b0937deaec3cbd8.jpg (Foto: Ascom)

O ex-prefeito Valdenilson Dias Borges relembrou, em entrevista, alguns dos sucessos da sua gestão (2005-2008/2009-2012), quando Santana do Piauí conseguiu conquistas e reconhecimento em setores diferentes, como assistência social e agricultura. Para Valdenilson as conquistas foram fruto da descentralização administrativa e do empenho, culminando nos resultados que fizeram do município uma referência econômica e de valorização da pessoa.

Quanto a Assistência Social, que foi chefiada pela sua esposa Maria José Dias, Santana do Piauí foi bicampeã do Selo Unicef – Município Aprovado (2008/2012), uma premiação promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que gere políticas voltadas para as crianças e adolescentes. Para essa vitória, houve uma ampla mobilização e a fiscalização por parte do órgão promovedor da disputa, que procurava atestar se a administração realmente trabalhava políticas públicas para os jovens.

“Foi um trabalho bem abrangente, pois o Unicef comprovou que nós tínhamos uma sede estruturada do Conselho Tutelar, que, inclusive, foi tema de matérias da imprensa estadual, além da merenda escolar de qualidade, implantação de sistemas de rádio nas escolas, projetos educacionais e esportivos, programas que permitiram às nossas crianças participar de jogos até em Fortaleza – CE”, comentou.

O ex-prefeito mencionou também a eficiência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Além do acompanhamento educacional dado às crianças na sede do município e no interior, também existiam atividades de lazer, como as colônias de férias. “Tudo isso pesou para a nossa conquista, e hoje, muitas daquelas crianças se formaram na universidade, estão trabalhando, são pais e mães de família”, declarou Valdenilson.

Para essa conquista, também pesou a instituição do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), implantado em Santana no ano de 2007. Através desse programa foram realizadas inúmeras parcerias e projetos, contanto com o trabalho de uma assistente social e de uma psicóloga. Menciona-se ainda que na educação, o município deu um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), atingindo metas previstas apenas para os anos posteriores da administração do ex-prefeito.

“O município avançou e muito, tanto nos índices da educação, quanto na qualidade da merenda escolar, pois contávamos com o trabalho de uma nutricionista, e as crianças tinham uma refeição de qualidade, cujos produtos eram adquiridos no próprio município através do programa Compra Direta, assim, fornecíamos alimentos de qualidade para os estudantes e ainda estimulávamos a economia local”, comentou Valdenilson.

O Selo Unicef – Município Aprovado abria um prazo de inscrições para que as administrações das cidades participassem, depois havia o período para o desenvolvimento das atividades e a fiscalização para saber se as crianças e adolescentes eram realmente assistidas. Das centenas de municípios inscritos, poucas dezenas venciam as edições.

Quanto a agricultura, o ex-prefeito lembra que a valorização desse setor começou pela instituição da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no ano de 2006. Depois, foi possível promover inúmeras políticas públicas, que iam desde as campanhas de vacinação dos rebanhos bovinos, acompanhamento técnico através das parcerias com a EMATER e outros órgãos e capacitações para a melhoria dos produtos.

Pouco depois da instituição dessa pasta, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) atestou a qualidade da farinha de mandioca produzida no município, considerada na época “Tipo 1”, ou seja, grau máximo de qualidade, entre as melhores do Piauí. Devido a esse patamar, os produtores venderam na ocasião 400 toneladas para a CONAB, que compra apenas produtos de primeira linha.

“Enfatizo que tudo isso foi conseguido com recursos próprios da minha administração na época, o que mostra que com o pouco se pode fazer muito, com benefícios que chegaram para tantos, caso esse dos produtores de farinha de mandioca”, declarou.

 

Ascom

Facebook