Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

São Luís do Piauí dá atenção especial à saúde da mulher

O projeto tem como proposta desenvolver e ampliar as ações da atenção básica, envolvendo a participação de vários profissionais

17/03/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-91c1a2cbb493cfeb58.jpg (Foto: Gelimar Moura)
P40G-IMG-91c1a2cbb493cfeb58.jpg (Foto: Gelimar Moura)

Por João Paulo Leal – Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Piauí vem desenvolvendo o Projeto “Saúde da Mulher – Cuidando da mulher em todas as fases da vida”. O projeto tem como proposta desenvolver e ampliar as ações da atenção básica, envolvendo a participação dos vários profissionais do sistema de saúde do município.

E aproveitando o mês de março, no qual consta o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde promoveu na manhã de hoje, dia 17, algumas atividades na zona rural, no povoado Santana, destinadas às mulheres da região na faixa etária acima dos 50 anos. As atividades foram realizadas na Unidade Básica de Saúde Vitalino Antônio de Sousa.

Presente no evento, a secretária de Saúde Kelsimar Abreu destacou algumas das ações desenvolvidas no povoado Santana, como marcação de exames de mamografia, prevenção, avaliação e orientação nutricional, testes físicos, vacina contra o tétano e hepatite B, teste de glicemia, aferição da pressão arterial, etc.

Também durante o encontro, foram abordados temas relacionados à importância do pré-natal da gestante, que inclusive é estendido ao parceiro e ainda os cuidados com a alimentação e o perigo das doenças sexualmente transmissíveis. O momento também contou com orientações sobre o principal problema de saúde pública do mundo no momento que é o Corona Vírus.

Além da secretária Kelsimar Abreu, também integravam a equipe multiprofissional de desenvolvimento do projeto, a coordenadora de Saúde, Marci Rabelo; a enfermeira Flayda Isabela; a nutricionista Lucilene Batista; a educadora física Fernanda Pereira; a agente de saúde, Luzenir; as técnicas de enfermagem Iracema Rocha e Remédios Sousa e também Leidiane Montanha, da Vigilância Sanitária e Rozelí Silva, do setor administrativo. O evento ainda contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel João de Sousa.

Facebook