Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Com redução de 60% do estoque, Hemocentro de Picos convoca doadores

O órgão está realizando agendamento para as doações

25/03/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-8a4fa19ce676cb353e.jpg (Foto: Picos 40 Graus)
P40G-IMG-8a4fa19ce676cb353e.jpg (Foto: Picos 40 Graus)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), em Picos, está realizando uma campanha para pedir às pessoas que agendem um horário para doação de sangue durante a pandemia da Covid-19.

Devido ao período de férias e ao carnaval, o estoque do hemocentro teve uma redução e com o isolamento social causado pela pandemia o problema se agravou.

De acordo com a assistente social do Hemopi de Picos, Valdênia Leite, houve uma redução de cerca de 60% no estoque.

“Estamos funcionando com a nossa equipe completa no mesmo horário. Mas estamos alertando todos os doadores para agendarem a sua doação, evitando assim muito fluxo”, explicou a assistente social

O agendamento é uma alternativa encontrada pelo hemocentro para que se evite a aglomeração de pessoas em um só local e evitar que o estoque de bolsas de sangue caia durante o período de calamidade pública no estado.

Em Picos, os agendamentos estão sendo realizados pelo telefone (89) 3421- 0704.

Triagem para a doação

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluíram, através da Nota Técnica Nº 05/2020, o novo Coronavírus, Covid 19, no protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue.

-Candidatos que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos confirmados, nacionais ou internacionais, são considerados inaptos por 30 dias, após retorno destas áreas.

-Candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção confirmada pela COVID-19, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos dessa doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas.

-Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 90 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).

-Candidatos que tiveram contato próximo com pessoas que vieram de regiões com casos autóctones podem doar após 14 dias do contato, desde que assintomáticos.

Facebook