Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Nacional

Governador de Rondônia abre parte do comércio

Coronel Marcos Rocha (PSL) disse que a cadeia produtiva não pode parar

27/03/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-6d5e0923b78b8b9b2a.jpg (Foto: Mayara Subtil/G1)
P40G-IMG-6d5e0923b78b8b9b2a.jpg (Foto: Mayara Subtil/G1)

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL), informou na noite desta quarta-feira (25) que parte do comércio será aberto e que apoia o presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito após o pronunciamento do presidente sobre o novo coronavírus, que pediu "volta à normalidade", o fim do "confinamento em massa" e disse que os meios de comunicação espalharam "pavor".


A maioria dos chefes estaduais do país decidiram manter as regras de isolamento mesmo com as afirmações de Bolsonaro. O governador de Rondônia disse que segue alinhado ao presidente da república, mas não incentiva aglomerações.

"Lembrando que eu sou um apoiador e sou uma pessoa amiga do presidente Bolsonaro. A cadeia produtiva não pode parar", disse Rocha.
A declaração de Marcos Rocha foi dada durante uma live no Facebook para anunciar atualizações no decreto de calamidade pública, publicado no dia 21 de março. Os acréscimos foram divulgados nesta quinta-feira (26).

"Não mudou o decreto, mas estamos acrescentando alguns detalhes que são importantes para a cadeia produtiva. O efeito do decreto termina na quinta que vem. Até lá vamos analisando e vendo se pode ser mais ajustado em maior ou menor rigor", disse o governador, reforçando que os trabalhos de combate a pandemia continuarão.

Os serviços que irão funcionar, segundo o decreto n° 24.891, são:

-Açougues
-Panificadoras
-Supermercados
-Atacadistas
-Distribuidoras
-Lotéricas
-Caixas eletrônicos
-Serviços funerários
-Clínicas de atendimento na área da saúde
-Laboratórios de análises clínicas
-Farmácias
-Consultórios veterinários
-Comércio de produtos agropecuários
-Pet shops
-Postos de combustíveis
-Indústrias
-Obras e serviços de engenharia
-Oficinas mecânicas
-Autopeças
-Serviços de manutenção
-Hotéis e hospedarias
-Escritórios de contabilidade
-Materiais de construções
-Restaurantes à margem das rodovias


Mas os estabelecimentos precisam tomar algumas medidas de prevenção, tais como:

-Dispensar a presença física dos trabalhadores enquadrados no grupo de risco, podendo ser adotado teletrabalho, férias individuais e coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados adotando sistemas de escalas, revezamentos de turnos e alterações de jornadas;
-Organizar serviços públicos e atividades não essenciais por meio de tecnologias que permitam a sua realização a distância, dispensando os servidores, empregados públicos e estagiários do comparecimento presencial;
-Limitar 40% da área de circulação interna de clientes, não computando área externa e administração, sendo no caso de filas fora do estabelecimento, os clientes deverão manter distância de, no mínimo, dois metros um do outro, cabendo a responsabilidade ao proprietário de manter a ordem e o distanciamento deles na área externa da loja;
-No caso de hotéis e hospedarias, o serviço de café da manhã, almoço, jantar e afins deverão ser servidos de forma individualizada na própria acomodação do hóspede, sendo obrigatório o uso dos equipamentos de proteção pelos funcionários.

 

Fonte: G1

Facebook