Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Geral

Secretário pede cautela e diz que o SUS vai enfrentar maior desafio de sua história

Florentino Neto alertou que a situação ainda não está sob controle

03/04/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-0565151871ed43936a.jpg (Foto: Cidade Verde)
P40G-IMG-0565151871ed43936a.jpg (Foto: Cidade Verde)

As autoridades do Estado e municípios continuam, a todo momento, pedindo a colaboração da população para que todos fiquem em casa durante a pandemia do coronavírus. Nesta quinta-feira (2), o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, alertou que a situação ainda não está sob controle e que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem pela frente o maior desafio de sua história.

“Nós temos que ter humildade, nesse momento. O nosso sistema se prepara para o maior desafio de sua história. O SUS nunca enfrentou uma pandemia. Nosso sistema de saúde no Piauí se prepara para atender a maior dificuldade que atendeu até hoje”, disse o gestor .

Segundo Florentino, as medidas adotadas pelo Estado e prefeituras estimulando o isolamento social são eficazes no combate ao coronavírus.

“Não podemos fazer um relaxamento e achar que as coisas já estão resolvidas. Estamos apenas no início dessa guerra, que nós vamos vencer, mas vai ser uma luta difícil”, afirmou.

Testes

Nesta quinta-feira, o Piauí recebeu 8.400 testes rápidos para detectar o coronavírus. Foram 420 caixas enviadas pelo Ministério da Saúde.

“A partir de hoje temos um incremento na capacidade de testagem. Recebemos hoje 8.400 testes do Ministérios da Saúde. É uma quantidade muito menor do que a nossa necessidade, mas temos que entender que o Piauí foi um dos primeiros estados do Nordeste a conseguir fazer a testagem para a covid-19. Nossa equipe está fazendo a divisão para que chegue em cada macrorregião e nos hospitais regionais e agilizar a testagem dos pacientes internados e dos profissionais de saúde”, afirmou, acrescentando que testes adquiridos pelo próprio governo estadual devem chegar nesta sexta.

“No mundo todo não tem como dizer que tem alguma situação sobre controle. As redes privadas e públicas no mundo todo estão em dificuldade. O fique em casa é na verdade a melhor providência que se tem que tomar hoje para que a gente possa fazer a prevenção ao novo coronavírus. É uma situação grave. Promover o isolamento é uma medida eficaz”, finalizou.

 

 

Fonte: Cidade Verde

Facebook