Picos(PI), 20 de Maio de 2022

Matéria / Cidades

Fronteiras registra quatro casos de Covid-19 em pessoas vindas do Ceará

A Secretaria de Saúde da cidade acompanha cerca de 20 pessoas que tiveram contato com os visitantes

15/04/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-183111cfd1032ea07a.jpg As quatro pessoas do Ceará confirmadas participaram de sepultamento em Fronteiras (Foto: WhatsApp)
P40G-IMG-183111cfd1032ea07a.jpg As quatro pessoas do Ceará confirmadas participaram de sepultamento em Fronteiras (Foto: WhatsApp)

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras, na grande região de Picos, informou que quatro pessoas, que estavam no município para um sepultamento, testaram positivo para Covid-19 nesta terça-feria (14). Elas moram em Fortaleza (CE)  e chegaram à cidade na segunda-feira (13).

Ao saber da procedência das pessoas, o secretário de Saúde do município, Alexander Lucena Sampaio, acionou a vigilância sanitária e um laboratório particular de Picos para que todos fizessem o teste rápido. Sete pessoas foram testadas e foram orientadas a permanecerem em isolamento no município. 

“O laboratório colheu os exames na terça pela manhã e a tarde, quando saiu o resultado, onde quatro deram positivos, quando fomos procurá-los, eles já haviam voltado para Fortaleza. Nós precisávamos fazer a contraprova, mas não foi possível. Então isolamos quem teve contato com eles aqui”, explicou o secretário ao Cidadeverde.com.

A vigilância de saúde de Fronteiras, agora, acompanha cerca de 20 pessoas que tiveram contato com os visitantes e em seis dias será realizada testagem em cada um dos indivíduos.

Alexander Lucena Sampaio informou ainda que o município deve receber do Estado, neste primeiro momento, apenas 27 testes rápidos. Cerca de 7.200 testes foram enviados pela Sesapi às regiões de saúde para dividir entre os 224 municípios do Piauí. “Esse número vai ser insuficiente, porque nestas pessoas, precisamos fazer pelo menos dois testes para comprovar a doença”, declarou. 

Sobre o sepultamento da pessoa, vinda de Fortaleza, o secretário informou que foi obedecida todas as recomendações do Ministério da Saúde, de não ter velório e aglomeração durante o enterro. "Esses casos só foram confirmados devido à medida de extrema cautela em testar pessoas assintomáticas que estiveram em área de transmissão", destacou o gestor.

Fronteiras ainda não entrou no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) que confirmou nesta terça-feira (14) o primeiro caso no Sul do Estado, na cidade de Bonfim do Piauí, região de São Raimundo Nonato.

Fonte: Cidadeverde.com

Facebook