Picos(PI), 25 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Atendimentos do Programa Criança Feliz são realizados virtualmente em Santa Cruz do Piauí

A equipe do programa desenvolveu um plano de contingência para o desenvolvimento das atividades

27/04/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-82e3d5e2f4b9cf6476.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-82e3d5e2f4b9cf6476.jpg (Foto: Reprodução)

Mesmo diante do cenário atual de pandemia do coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Cruz do Piauí continua trabalhando para que os serviços essenciais oferecidos à população não sejam interrompidos.

A equipe do Programa Criança Feliz do município, buscou a tecnologia para continuar desenvolvendo suas atividades.

Após reuniões com o comitê gestor e a Secretaria de Assistência Social, Glaucia Portela, a equipe montou um plano de contingência contendo um calendário de ações remotas para serem realizadas no período da quarentena.

A supervisora do Programa Criança Feliz, Maria Daguimar de Araújo, informou sobre a articulação e a dinâmica do programa.

“Visto que o Criança Feliz acontece com atendimentos domiciliares e em decorrência da pandemia, foram suspensas as atividades coletivas. Essa forma articulamos com os nossos visitadores diversas atividades, que serão realizadas de forma virtual, dando assim continuidade das ações em prol da Primeira Infância”, disse a supervisora.

As visitadoras estão sendo orientadas pela supervisora, e a supervisora pela multiplicadora Francimeire Marques Pinheiro.

A metodologia das visitas virtuais é voltada ao fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencializarão da capacidade protetiva das famílias (apoio, cuidado, proteção), a partir do reconhecimento e respeito da realidade das famílias.

As visitas virtuais estão sendo realizadas através de ligações, com o objetivo de orientar e promover atividades em busca do desenvolvimento infantil. O material produzido pela equipe está sendo compartilhado para as famílias  em forma de vídeos, através do aplicativo WhatsApp.

 

Equipe produzindo material utilizado nos vídeos

O programa

O Programa Criança Feliz é um programa que tem notoriedade nacional com impactos positivos. Seu objetivo é promover o fortalecimento de vínculos e o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento infantil integral na primeira infância, apoiar as gestantes e as famílias na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa de 0 a 3 anos e/ou até 06 anos caso a criança seja beneficiária do BPC.

Facebook