Picos(PI), 20 de Abril de 2024

Matéria / Artigos

O que fazer na região do Morumbi

Conheça o bairro e descubra as principais opções em diversão 

04/05/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-675028df75ff905e96.jpg Bairro Morumbi (Foto: Pixabay)
P40G-IMG-675028df75ff905e96.jpg Bairro Morumbi (Foto: Pixabay)

 

O bairro Morumbi fica localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo e é formado por imóveis de alto padrão, entre casas e apartamentos de luxo. 

Tem uma localização privilegiada, praticamente no coração da cidade. Conta com acesso a vias importantes como Avenidas Morumbi, Giovanni Gronchi e Doutor Alberto Penteado, que servem de acesso a outras áreas da capital. 

E quando o assunto é deslocamento, esse também pode ser feito pelos meios públicos, que são eles: diversas linhas de ônibus e também a estação de metrô do Butantã. 

Um dos destaques do bairro é a infraestrutura que ele oferece na questão de comércio e serviços. Morumbi conta com acesso a saúde com o Hospital Albert Einstein, grandes redes de supermercados, farmácias e escolas como os colégios Pio XII e Guilherme Dumont Villares.

Com acesso a esses recursos e alta qualidade de vida, o metro quadrado da região tem se valorizado, o que faz com a busca por Imóveis no Morumbi seja constante ao longo de todo o ano. 

Por se tratar de uma região central, o bairro está sempre cercado de turistas e é para obrigatória para quem vai conhecer São Paulo pela primeira vez. A região conta com diversos patrimônios históricos que ajudam a contar a história da capital paulista, além da famosa Ponte Estaiada, um dos principais cartões postais de toda a cidade. Quem está na região também tem fácil acesso a outros pontos famosos de São Paulo como a Avenida Paulista. 

Além de oferecer acesso aos recursos básicos para o dia a dia na cidade grande, Morumbi também tem diversa opções de lazer e entretenimento pensadas para toda a família. Conheça as opções e saiba porque investir em um Apartamento no Morumbi

1)    Casa da Fazenda


A Casa da Fazenda é uma das primeiras construções que deu origem ao bairro do Morumbi. A residência fica em lugar de passagem estratégico, importante para relembrar as origens por aqueles que passam por ali. A casa foi construída em 1813 no regime do Império. A propriedade era responsabilidade do Padre Antônio Feijó como um presente do  imperador D. João VI e funcionou como a primeira casa da chás do Brasil. Após ter sido abandonada durante um longo período foi restaurada em 1999 e hoje é considerada patrimônio histórico do estado de São Paulo. Pode ser utilizada para a realização de eventos ou de visita, mediante agendamento. 


2)    Capela do Morumbi 
Também localizada na Avenida Morumbi, a Capela do Morumbi fica bem próximo a Casa da Fazenda, que pode garantir um ótimo passeio a quem circula pela região. Diferente das construções religiosas brancas e simples, o espaço tem um ar rústico do lado de fora, tipo do interior no século 19. Hoje o espaço também é tombado pelo Estado de São Paulo e abriga o Museu da Cidade de São Paulo, com exposições de arte contemporânea, que retratam diferentes realidades e estilos. 


3)    Instituto Lina Bo e P.M.Bardi

Quem nunca ouviu falar da famosa Casa de Vidro? Ela pertenceu a um casal de italianos irradicados no Brasil, Lina Bo e P.M.Bardi. O endereço também fica na mesma rua da Capela do Morumbi, uma ótima dica de passeio. Logo de cara ela não chama muito atenção, principalmente pelo verde no entorno. Mas trata-se de uma construção única. Hoje representa um dos ícones da arquitetura no Brasil e é tombada desde 1987 como patrimônio histórico. Atualmente é sede do Instituto Bardi, que promove e divulga a arquitetura, o urbanismo, o design e a arte popular brasileira. 


4)    Estádio do Morumbi 

Não tem como passar pelo Morumbi e não conhecer um dos principais ícones do futebol brasileiro. Estamos falando do Estádio do Morumbi, sede do São Paulo Futebol Clube. É um dos maiores espaços para receber o público e além das partidas de futebol já sediou campeonatos, shows nacionais e internacionais. Foi construído em 1952 e hoje é patrimônio histórico. Além da estrutura do estádio, conta com bares, lojas, uma livraria, um restaurante, uma academia e até um estúdio musical. É possível conhecer tudo isso agendando uma vista no Morumbi Tour. 


5)    Palácio dos Bandeirantes


De possível universidade a sede administrativa do estado de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes tem muita história para contar. Na região central do bairro, o endereço foi batizado como Palácio dos Bandeirantes em 1965. Sua função e inclusive o projeto arquitetônico foram modificados em 1970. O jardim ocupa a maior parte do terreno e funciona praticamente como um parque privado. Desde 1977 é aberto a visitação pública e ganhou uma função de palácio-museu com opções importantes para o estado desde o século XIX. 


6)    Fundação Oscar Americano


Pertinho do Palácio dos Bandeirantes, a Fundação Oscar Americano é museu, salão de chá, sala de concertos, eventos, cursos e um lindo bosque em apenas um só lugar. Os 75m²  são perfeitos para quem curte apreciar a natureza em meio a cidade grande. Esse espaço reserva um pouco do que restou da Mata Atlântica em nosso país, que podem ser observadas em árvores como jacarandás, sibipirunas, angicos, paus-ferro, paus-brasil e pés de café. O endereço é a medida certa para quem deseja apreciar obras de arte e ainda por cima observar a natureza. 


7)    Shopping Morumbi 

O Shopping Morumbi é o destino certo de quem chega a São Paulo conhecer a cidade pela primeira vez. Um dos mais tradicionais de toda a cidade, o shopping foi construído no ano de 1982 e conta com 483 lojas, com marcas nacionais e internacionais, entre elas a GAP, Michael Kors, Ricardo Almeida, Animale, Forever 21 e a rede Starbucks. 


8)    Ponte Estaiada 

O bairro do Morumbi é a sede de um dos principais cartões postais de São Paulo: a famosa Ponte Estaiada. A Ponte Octavio Frias de Oliveira foi inaugurada em 2008, possui 138 metros de altura e 144 cabos de aço pintados de amarelo. À noite, recebe uma iluminação colorida que destaca os arcos. Quem está no bairro pode contornar a ponte e ainda fazer um registro para as redes sociais. 


Curtiu? Compartilhe o artigo em suas redes sociais

Facebook