Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Saúde

Atividades da CLISAM e marcação de exames para gestantes retornam nesta quinta feira

A marcação acontecerá de forma retoma

26/05/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-7f579a1fc7062ab303.jpeg Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM) (Foto: Ascom)
P40G-IMG-7f579a1fc7062ab303.jpeg Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM) (Foto: Ascom)

De acordo com o decreto municipal de Nº 67/2020, de 21 de maio de 2020, as atividades da  Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM) retornarão a partir do dia 25 de maio de 2020.

Porém devido à falta de tempo para organizar as demandas, a coordenação pediu mais três dias úteis para que todos os PSF mandassem um email com a relação nominal de todas as gestantes do território. “A gente no momento que ficou dois meses parados com os atendimentos, a gente desconhece essas demandas. Então a gente colocou mais três dias úteis para organização e segurança nos atendimentos”, explicou a coordenadora da ClISAM, Viviane de Araújo Bezerra.

O decreto também autoriza a marcação de consultas e exames relacionados às gestantes do município de Picos.

De acordo  com a coordenação, os exames serão marcados de forma remota para evitar aglomerações. “O nosso grande controle é não está deixando essas mulheres saírem de casa em direção a marcação porque é onde a gente sabe que tem o maior risco de aglomeração. Então  ficou combinado com a Coordenação de Atenção Básica, Coordenação CLISAM e Coordenação de Regulação de Exames que faríamos a marcação de forma remota, programada e combinada com os arranjos de saúde”, disse Viviane.

A coordenação informa ainda, que as enfermeiras estarão entrando em contado de forma remota e programada com as gestantes de médio e alto risco que já encontram realizando seu pré natal nas Unidades Básicas de Saúde de seus municípios.

As gestantes de médio e alto rico que serão direcionadas para CLISAM são: que apresentam diabetes; com síndrome hipertensivas; com hipertireoidismo; com gemelaridade; com trombofilia; com má formações; com HIV positivo; com obesidade e comorbidades associadas.

 

 

Ascom Saúde Picos

Facebook