Picos(PI), 19 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Adolescentes do NUCA de Monsenhor Hipólito participam de debate on-line sobre Educação Sexual

O encontro virtual teve como objetivo desenvolver uma ação do Selo Unicef, referente ao Desafio 7

22/06/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-d134864903b229d75b.jpg (Foto: Reprodução)
P40G-IMG-d134864903b229d75b.jpg (Foto: Reprodução)

Os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Monsenhor Hipólito, participaram na tarde desta última quinta-feira (18), de uma atividade remota através de live por meio do aplicativo Zoom.

O encontro virtual teve como objetivo desenvolver uma ação do Selo Unicef, referente ao ‘Desafio 7’, na atividade 7.1.3, de Mobilização Social, que se definia através da instalação de urnas em Escolas, na qual estudantes fariam perguntas de forma anônima sobre Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.

O encontro foi idealizado pelo mobilizador no NUCA, Ulisses Bezerra, organizado pela enfermeira da Atenção Básica, Vanessa Nataly de Carvalho e contou com a participação da professora de ciências, Ana Patrícia.

As urnas foram instaladas nas escolas na primeira semana de março, antes da determinação do período de isolamento social exigido pelos órgãos de saúde, as mesmas foram recolhidas, e a live teve como finalidade responder as perguntas que foram depositadas no local, bem como novos questionamentos que surgiram ao decorrer da conversa.

O coordenador de Saúde, dentista e mobilizador do NUCA, Ulisses Bezerra, explicou que a atividade deveria ter acontecido de forma presencial, mas devido a pandemia da Covid-19 que exige o distanciamento social, os assuntos foram discutidos de forma virtual.

“Em meio ao cenário que estamos vivenciando devido à pandemia da Covid-19, essa live foi o método mais coerente e seguro que encontramos para realizar a ação e a conscientização sobre a educação sexual”, disse.

A enfermeira da Atenção Básica, Vanessa Nataly de Carvalho, falou sobre a realização da live e explicou que teve acesso as perguntas que foram depositadas na urna, e através dos questionamentos levantados pelos alunos, a discussão foi realizada de forma proveitosa e interativa.

“Realizamos uma atividade bastante proveitosa. Durante a live tivemos a participação de 20 adolescentes, e pude responder as suas indagações, através das perguntas depositadas nas urnas, bem como as novas dúvidas que surgiram ao longo do encontro”, explicou a enfermeira.

A professora de ciências, Ana Patrícia, ressaltou que na maioria das vezes, os alunos tem o primeiro conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva através da disciplina de ciências, e os professores se tornam a primeira pessoa que discute com eles sobre o assunto.

“Os alunos tem o primeiro conhecimento sobre assuntos relacionados a saúde sexual e reprodutiva através das nossas aulas, e assim surgem muitas dúvidas dos adolescentes em relação a esse conteúdo. Essa live foi muito interessante e proveitosa tanto para mim como professora quanto para os alunos que interagiram bastante de forma positiva e proveitosa”, disse a professora.

Cidades na Net

Facebook