Picos(PI), 18 de Abril de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Monsenhor Hipólito inicia Busca Ativa e intensifica rastreamento de casos da Covid-19

A estratégia escolhida no 1º dia de ação, foi a realização da testagens em comerciantes e farmacêuticos do município

14/07/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-fa557b33d49f93be76.jpg (Foto: Cidades na Net)
P40G-IMG-fa557b33d49f93be76.jpg (Foto: Cidades na Net)

A Secretaria Municipal de Saúde de Monsenhor Hipólito iniciou na manhã desta terça-feira (14), as ações do Programa Busca Ativa, que tem como objetivo identificar pessoas infectadas pelo novo coronavírus, realizar o tratamento precoce dos pacientes e evitar a propagação do vírus.

A estratégia escolhida no 1º dia de ação, foi a realização da testagens em comerciantes e farmacêuticos do município. A ação foi realizada em frente ao Mercado Público, e ao todo foram realizados 18 testes, e TODOS apresentaram resultado NEGATIVO para a doença.

A secretária de Saúde de Monsenhor Hipólito, Karina Bezerra, falou sobre a importância da realização do Busca Ativa, e explicou como aconteceu a escolha do público alvo nesta primeira fase.

“O Busca Ativa possibilita rastrear onde está o portador do vírus, e é isso que buscamos, realizar um monitoramento para identificar possíveis infectados e assim realizarmos os procedimentos cabíveis para não proliferação do vírus. Nesta etapa escolhemos profissionais que fazem parte dos serviços essenciais, pois estão mais expostos e trabalham diariamente com um grande número de pessoas”, explicou.

O coordenador da Atenção Básica em Saúde, Thiago Rodrigues, destacou que além das testagens, foram realizadas rondas para fiscalização do comercio com o objetivo de evitar aglomerações. E solicitou que todos os hipolitanos continuem respeitando o isolamento social, bem como as recomendações das autoridades de saúde.

“Peço a toda população que continuem com o isolamento social, evitem aglomeração e peço que só saiam de casa em extrema necessidade. Se for preciso sair, utilizem as mascaras e se possível andem com álcool em gel. Ao chegar em casa lavem as mãos com água e sabão, pois só assim poderemos contribuir com a saúde de todos. Juntos iremos vencer esta pandemia. Se previnam!”, recomendou.

Participaram da ação, a secretária de Saúde, Karina Bezerra, a médica Ana Paula, a enfermeira Vanessa Natali, o biomédico e coordenador da Atenção Básica em Saúde, Thiago Rodrigues, e as representantes da Vigilância Sanitária: Gleyciana e Bárbara.

Em continuidade, durante o período da tarde, a equipe da Saúde se dirigiu ao local de trabalho de cada profissional que participou da testagem e realizou a entrega do resultado dos exames.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, na administração do prefeito Dr. Zenon Bezerra não tem medido esforços e realiza continuamente ações preventivas.

Segundo a Secretaria de Saúde, o município segue com 36 curados e apenas 06 contaminados, onde os mesmos seguem em isolamento domiciliar, sob orientação e monitoramento médico.

 

 

Fonte: CidadesnaNet

Facebook