Picos(PI), 28 de Março de 2024

Matéria / Cidades

Saúde de Sussuapara adere ao programa Busca Ativa

O objetivo é rastrear mais rapidamente os casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus

17/07/2020 - Redação

Imprimir matéria
P40G-IMG-9a8264ef99fa7b991b.jpg Profissionais iniciam ações do Busca Ativa em Sussuapara (Foto: Ascom)
P40G-IMG-9a8264ef99fa7b991b.jpg Profissionais iniciam ações do Busca Ativa em Sussuapara (Foto: Ascom)

Da Redação

A Prefeitura de Sussuapara, através da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou a adesão ao programa Busca Ativa, que foi implantado com sucesso em quase todo o Piauí pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). O objetivo do programa é rastrear mais rapidamente os números de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e ao mesmo tempo levar as informações necessárias sobre isolamento, tratamento na fase inicial e evitando, assim, o contágio de outras pessoas.

Segundo a gerente de Atenção Primária da SESAPI, Dília Falcão, o programa hoje está presente em 95% dos municípios piauienses e que, mediante a parceria estabelecida com as secretarias municipais de saúde, que entram com os profissionais, a experiência tem desafogado bastante todo o sistema.

“Quando testamos um familiar de alguém que deu positivo e ele também dá positivo, essa pessoa já se isola, evitando contaminar outras pessoas. Ela também já fica em observação dos sintomas e evita contaminar uma pessoa que tenha comorbidades e venha a precisar de uma UTI. É uma cadeia que a gente vai quebrando”, explica a gerente.

A secretária de Saúde de Sussuapara, Rayla Nascimento Leal, também destacou a importância do programa Busca Ativa, sobretudo no que se refere ao diagnóstico dos casos logo no início da infecção, que sendo tratados precocemente pode aumentar as chances de cura. “Esperamos que a população abrace a causa e colabore com as ações desse programa, como também siga as orientações de prevenção, mantendo ainda o isolamento social, pois só assim venceremos o Coronavírus” – comentou.

Facebook